Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 25 de abril de 2012

causas da incapacidade do orgasmo feminino


esta e uma disfunção sexual feminina muito comum é a incapacidade em a mulher obter orgasmo na maioria das relações sexuais, ou mesmo nunca ter obtido um orgasmo (anorgasmia).

É importante nesses casos saber se a incapacidade ocorre somente na relação sexual ou até mesmo na masturbação feminina. Mulheres que tem orgasmo por meio da manipulação do clitóris ou da masturbação não podem ser consideradas como portadoras de anorgasmia.

Uma causa relacionada pode ser a falta de desejo sexual, mas nem sempre existe relação entre a falta de desejo e a falta de orgasmo.

O orgasmo sexual feminino é um assunto complexo do ponto de vista social, cultural e religioso.

Fisicamente, no campo biológico é fácil de descrever e teoricamente fácil de se obter.

Do ponto de vista biológico, o orgasmo feminino é bem definido, existindo até imagens de ressonância nuclear magnética de uma mulher durante o orgasmo. Talvez a causa mais comum da dificuldade de atingir o orgasmo em mulheres é o equívoco sobre a resposta sexual normal das mulheres e desconhecimento da anatomia genital, o que não é incomum entre as mulheres e seus parceiros sexuais. Enquanto algumas mulheres podem obter orgasmo por meio da penetração vaginal por si só, muitas exigem estímulo clitoridiano para atingir o orgasmo. Expectativas irrealistas, má técnica e a clara falta de comunicação entre os parceiros certamente contribuem para esse problema.

Mas, na prática, o orgasmo é supervalorizado como manifestação de apreço sexual, desejo sexual e desempenho sexual.

Muitas mulheres afirmam que não precisam ter orgasmo para se satisfazer sexualmente.
O que se deve evitar é a ditadura do orgasmo, a necessidade imperiosa em ter orgasmo em todas as relações sexuais, pois isso acaba por depreciar a mulher como um ser humano e, aí sim, causar a falta de desejo sexual ou mesmo a aversão sexual definitiva.

Novamente o médico ginecologista pode ajudar a mulher em suas dúvidas e recomendar tratamentos que possam ser realizados ou opções disponíveis para avaliações por parte de outros especialistas.


Fonte:
MRI study of the female genitalia, during orgasm, and after orgasm from Schultz WW et al. BMJ. 1999;319(7225):1596-600.
Basson R, Berman J, Burnett A, et al. Report of the international consensus development conference on female sexual dysfunction: definitions and classificJations. J Urol. 2000 Mar;163(3):888-93

Lindau ST, Schumm LP, Luamann EO, et al. A study of sexuality and health among older adults in the United States. New Engl J Med. 2007 Aug 23;357(8):762-74.

Basson R, Leiblum S, Brotto L, et al. Revised definitions of women's sexual dysfunction. J Sex Med.2004 Jul;1(1):40-8
Laumann EO, Paik A, Rosen RC. Sexual dysfunction in the United States: prevalence and predictors. JAMA 1999 Feb 10;281(6):537-44

Laumann EO, Nicolosi A, Glasser DB, et al. Sexual problems among women and men aged 40-80 y: prevalence and correlates identified in the Global Study of Sexual Attitudes and Behaviors. Int J Imp Res.
2005 Jan-Feb;17(1):39-57

terça-feira, 24 de abril de 2012

Bode Ioiô – O Bode Vereador


Esse foi um importante personagem cearense. O bode Ioiô viveu na cidade de Fortaleza, capital cearense, na segunda década do século XX. O contexto histórico do início de sua vida não colaborava para a notoriedade alcançada. Vindo do interior do Ceará, em meio à famosa “Seca do 15”, tornou-se público no ano de 1915, quando seu dono, um retirante, vendeu-o à Rossbach Brazil Company, uma empresa inglesa instalada na Praia de Iracema.

Passou, então, a ser criado livremente, solto pelas ruas. Em pouco tempo, familiarizou-se com a cidade propriamente dita e conquistou a simpatia dos habitantes. Perambulava pela cidade, geralmente acompanhado por boêmios e escritores. Visitava, diariamente a Praça do Ferreira, centro cultural e comercial da época. Frequentava os cafés, bares, restaurante fortalezenses. Recebeu tal nome por conta da rota que frequentemente fazia, que parecia um ioiô (subindo e descendo pelas ruas de fortaleza).

As leis proibiam a circulação de animais desacompanhados pelas belas ruas da cidade. ainda assim, Ioiô não era perturbado nem pelos fiscais municipais fato devido à conquista da simpatia popular conquistada pelo animal. Seu aspecto descuidado e seu cheiro característico e desagradável não impediam que o carinho dos fortalezenses o atingisse. Fazia companhia aos beberrões da época, tornando-se um deles. “Reza a lenda” que Ioiô fazia companhia nas bebedeiras dos boêmios da cidade, e uma companhia ativa. Fala-se ainda que sua fama era alargada por ter sua atenção chamada pelo efeito que o vento da Praça do Ferreira fazia nos vestidos das moças e nas batinas dos padres. Isso estimulava o bode a correr atrás desses dois grupos.

Ainda como manifestação de profundo amor ao Bode e revolta pelos desmandos e corrupções exercidos pelos políticos da época, em 1922, os eleitores de Fortaleza elegeram o Bode Ioiô para vereador da cidade, inclusive, com a maior votação daquela eleição. Não foi empossado (claro!), mas sua “eleição” foi considerada na época como uma representativa manifestação de protesto ao poder público e isso fez com que sua fama se expandisse além das fronteiras de Fortaleza. Bem além…Pois hoje existe uma réplica de Ioiô no museu de Hollywood.

No decorrer dos anos, a cidade ia se desenvolvendo e o vigor físico do animal, em contrapartida, diminuindo. Por esse motivo, tornava-se cada vez menos comum encontrar o Bode Ioiô em meio à boemia. Até que, no ano de 1931, foi encontrado morto próximo à Praia de Iracema. Seu falecimento foi publicado e sentido por grande parte da população fortalezense.

Logo em seguida, a empresa proprietária de Ioiô, embalsamou o corpo e cedeu ao Museu do Ceará. Lugar onde é possível encontrar até hoje a presença desse ilustre personagem, com apenas uma pequena diferença: a ausência do rabo que foi roubado de dentro do museu.

Fontes:
http://primeiracoluna.blogspot.com.br/2009/11/o-bode-ioio-por-bergson-frota-fortaleza.html
http://www.flickr.com/photos/gifted_ce/2213734188/
http://www.ceara.com.br/cepg/h40.htm
http://agenciafm.blogspot.com.br/2008/07/bode-io-i-uma-personalidade-cearense.html

Álbuns mais vendidos do mundo


Entre os álbuns mais vendidos do mundo, os que mais aparecem na lista são de artistas de música pop ou rock ‘n’ roll. Todos os recordistas de vendas lançaram seus discos nos anos 70 ou 80, época de ouro para a indústria fonográfica. Era o tempo dos tradicionais álbuns. Pessoas faziam filas nas portas das lojas para conseguirem seus exemplares. Era a única forma de fica sabendo das novidades musicais e ouvir o trabalho de novos músicos.
O álbum mais vendido de todos os tempos é o Thriller, lançado pelo finado Michael Jackson em 1982. O disco chegou a vender mais de 100 milhões de cópias e, naquele ano, o cantor pop era o maior nome da música. Seguindo o gênio da música pop, uma banda de rock australiana superou a marca dos 40 milhões de cópias vendidas no ano de 1980 e conquistou o lugar de segundo álbum mais vendido no mundo. Eles eram o AC/DC, que acabavam de lançar o disco Back in Black e conquistaram fãs no mundo inteiro.

Respectivamente, três bandas de rock dos anos 70 levam o terceiro, quarto e quinto lugar. No ano de 1973 o Pink Floyd lançava seu disco mais influente, a bíblia do rock progressivo Dark Side of the Moon. Com esse disco, venderam 45 milhões de cópias e tornaram-se uma das maiores bandas de rock do mundo. Em 1977, o Meat Loaf alcançava a marca de 43 milhões de álbuns vendidos, seguido pelos Eagles, que venderam 42 milhões de cópias de seu disco Their Greatest Hits (1971–1975).

O único filme a fazer parte da lista dos álbuns mais vendidos do mundo é Dirty Dancing, lançado em 1987. O disco também alcançou a marca das 42 milhões de cópias vendidas, alcançou o sexto lugar entre os mais vendidos; e trouxe para os anos 80 diversos hits do passado como a música Be My Baby, das Ronettes, grupo pop feminino dos anos 60. Também dos anos 80, a trilha do teatro musical O Fantasma da Ópera de Andrew Lloyd Webber vendeu 40 milhões de cópias e alcançou o sétimo lugar.

Os últimos dois grupos a chegarem à marca dos 40 milhões de álbuns vendidos foram os Bee Gees e Fleetwood Mac. O primeiro alcançava o oitavo lugar nos mais vendidos com o álbum Saturday Night Fever, de 1977. Já o segundo emplacava o álbum Rumours, deste mesmo ano, vendendo a mesma quantidade de cópias.

Seguem as outras bandas e artistas que mais venderam álbuns no mundo todo:

Led Zeppelin – Led Zeppelin IV – 1971 – Rock – 37 milhões.
Bee Gees – Spirits Having Flown – 1979 – Disco / Pop – 30 milhões.
Bruce Springsteen – Born in the U.S.A. – 1984 – Rock – 30 milhões
Dire Straits – Brothers in Arms – 1985 – Rock – 30 milhões.
Michael Jackson – Bad – 1987 – Pop / R&B – 30 milhões.
Pink Floyd – The Wall – 1979 – Progressive rock 28 milhões
Bon Jovi – Slippery When Wet – 1986 – Rock – 28 milhões.
Guns N’ Roses – Appetite for Destruction – 1987 – Rock – 28 milhões.
Fontes:
http://allmusic.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:%C3%81lbuns_mais_vendidos_do_mundo
http://acordesanonimos.com.br/site/top-albuns-mais-venidos-o-mundo/