Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 28 de abril de 2012

A cidade de Atlantis é encontrada


Se você não tivesse conhecido, a famosa cidade mitológica de Atlântida foi encontrada pelo Google Maps para trás em 2009. Mente-lhe, o Google foi inflexível a imagem era apenas um resultado de uma falha do sensor, e se a cidade infame foram realmente localizado nesse ponto, algumas das dimensões teria sido impraticável. Ainda assim, apesar de admissões verdadeiras do Google, os caçadores Atlantis de todo o mundo ergueu suas mãos e regozijou-se que alguém tinha finalmente provado suas vidas não foram desperdiçados em busca de um lugar da ficção.

Afinal de contas, o estimado Platão, que escreveu sobre a Atlântida como um relato histórico entregue a ele por uma outra cultura antiga, apenas escreveu supostas verdades sobre a ciência, matemática e filosofia.Platão nunca foi conhecido por ser um amante da ficção, no entanto, ele precisa se afirmar que o estudioso não vi Atlantis para si, apenas documentados a partir de uma narração verbal da história.

Por alguma razão, ao longo dos séculos, os mistérios que cercam o mito da Atlântida têm mantido as pessoas encantado. A possibilidade de um naufrágio civilização avançada sob as ondas de uma morte que perpetuou em si é algo que faz a maioria das pessoas balançam a cabeça em uma profunda reflexão. A história de Atlântida serviu como um conto de advertência contra a arrogância, e mostrou que verdadeiros gigantes raramente se recuperar de tais quedas.

Deveríamos, então, também acreditam que o Ozymandius poema, escrito por Percy Bysshe Shelley, que detalha o relato triste de um terreno baldio em que fica apenas uma única pedra, prova uma vez rei todo-poderoso que morava lá?

É, também, é um conto irresistível de esnobismo errado

O que realmente está acontecendo na busca de Atlântida é que a história, porque ele é retratado de ser históricos, apela para o caçador de tesouros em todos nós. Se uma civilização tão grande existia, as maravilhas que podem ser descobertos poderiam mudar a forma como vemos o homem moderno. Mas espere, que por si só levanta a questão: temos realmente mudou tanto assim? Se não são tão avançadas quanto a civilização da Atlântida foi, por que deveríamos supor que iríamos lidar com essa tecnologia melhor do que aqueles que vieram antes de nós?

A humanidade tem mudado muito ao longo dos tempos? A resposta para isso deveria ser óbvio para qualquer um que lê a notícia. O mundo está cheio de corrupção. Infiltra-se abaixo dos níveis mais altos de governo através das aulas e para as profundezas do mundo que não respeitar o direito comum. Se existe Atlantis, para encontrá-la significaria a destruição quase certo que o nosso progresso atual.

Nada disso realmente importa, é claro, a nova atualização para o Google Maps tem sanado o erro que causou a falha Atlantis de volta em 2009. Caçadores de tesouros não serão mais capazes de encontrar a grade questionável no fundo do mar porque nunca foi lá para começar. O súbito desaparecimento da imagem, sem dúvida, desencadear uma série de teorias da conspiração, porque, como todos sabemos, o governo quer


Nenhum comentário: