Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

veja que dormir nos torna bonitos


Cientistas suecos vêm dar razão ao senso comum e provar que há relação entre o sono e o bom aspecto físico.

"Fazer o sono da beleza" é uma frase que se tem mantido actual ao longo de séculos, nomeadamente no mundo da moda e da representação. Agora, um estudo cientistas suecos veio demonstrar que não se trata de um mito, dando razão ao senso comum: as pessoas ficam, mesmo, mais bonitas depois de um bom sono.

O estudo, publicado no British Medical Journal, é liderado por John Axelsson, investigador do Instituto Karolinska, em Estocolmo. Acompanhou um grupo de 23 pessoas (entre os 18 e 31 anos), homens e mulheres, e que foram fotografadas após oito horas de sono e depois de estarem acordadas durante 31 horas. Em ambos os casos, deviam estar sem maquilhagem e manter uma expressão facial neutra. As fotos foram tiradas à mesma distância e nas mesmas condições.

Um segundo grupo, de 65 observadores com idades entre os 18 e os 61 anos, foi chamado a comparar as fotografias. E disseram que, quando as pessoas passaram mais de um dia sem dormir, estavam menos atraentes, com um ar mais cansado e doente. As opiniões mudaram completamente quando viram as fotos tiradas depois das oito horas de sono, considerando que os 23 voluntários tinham uma apresentação física muito mais positiva. E mais saudável.

"O estudo sugere que os seres humanos são sensíveis a estímulos relacionados com o sono facial, com potenciais implicações para as decisões sociais e clínicas e de comportamento", conclui John Axelsson. Mas o investigador salienta que se trata de um trabalho em fase experimental e que são necessários mais estudos aos " feitos do sono e de que forma podem afectar a decisão clínica".

É um trabalho científico e que vem comprovar o que o senso comum apregoava. Teresa Paiva, neurologista, salienta a importância desse facto, sublinhando que a conclusão não é uma surpresa. O que ainda falta explicar é o mecanismo do sono que mais directamente está associado a uma melhor aparência física. É médica especialista em doenças do sono e docente, tendo neste momento alunas de mestrado a trabalhar sobre este tema.

"Durante o sono reproduz-se a hormona do crescimento, que nos adultos faz regenerar os tecidos. Efectivamente, dormir é muito importante para a pele, que é um tecido essencial, explica Teresa Paiva. Um outro mecanismo que contribui para um aspecto mais atraente é que a pessoa fica mais cansada quando não dorme, o que se reflecte directamente no visual. "Um dos grandes problemas de não se dormir bem ou dormir pouco é a pessoa ficar mais cansada", refere a médica. Um último elemento é o efeito anti-inflamatório do sono, o que contribui para uma menor produção de rugas e, consequentemente, para uma expressão facial mais atraente.

A necessidade de bem dormir é um dos conselhos dados a quem vive da imagem, diz Paulo Pires, actor e modelo. No entanto, sublinha que sempre associou o sono a uma vida mais saudável e não à beleza. "É importante descansar, principalmente por questões de saúde. Mas eu até durmo pouco. Normalmente, não durmo mais de oito horas de uma vez, tempo que seria o ideal, mas a média é de seis horas por dia", diz. Começou por dormir menos por falta de tempo e, agora, "o corpo já está habituado".

fonte http://dn.sapo.pt/



Nenhum comentário: