Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

veja como economizar Combustível – 53 dicas práticas e fáceis


Como todos os motoristas sabem, com os preços exorbitantes que está o combustível todos estão sofrendo um grave desfalco no orçamento mensal, não é mesmo. Uma prova disso é o crescimento das vendas dos veículos 1.0 sempre em alta denunciando o quanto os brasileiros estão pensando no próprio bolso.

Diante desse problema, o que fazer para que mesmo com um carro econômico não sofra esse abalo no orçamento? Como economizar ainda mais sobre um carro que já foi projetado para ser econômico?

Então, pensando nisso resolve trazer algumas dicas que irão ajuda-los. Vale ressaltar que, seu carro irá economizar mais, porém, não ficará milagroso fazendo mais quilometragem com litro de combustível do que uma moto. rsrsrs

1. Nao é necessário esperar o motor aquecer. Saia logo que ligar seu carro apenas nao force o motor nos primeiros minutos.

2. Nao acelere antes de desligar o motor. Além da queima desnecessária de combustível, voce estará diluindo o óleo lubrificante de motor com o combustível nao queimado.

3. Acelere de maneira progressiva. Vá acelerando gradativamente, pressionando o acelerador a medida que se fizer necessário.

4. Ao ligar o carro, nao acelere. Se há alguma dificuldade para fazer pegar, é sinal de que o motor está desregulado.

5. Solte o acelerador antes de parar o carro, usando o freio motor.

6. Nao acelere entre as mudanças de marchas, quando estiver com o pé na embreagem.

7. Freadas e arrancadas bruscas aumentam o consumo. Procure manter uma velocidade cosntante.

8. Se o semáforo fechar, diminua a velocidade gradativamente, evitando manter a aceleraçao e frear forte só quando estiver próximo ao cruzamento.

9. Procure fazer a troca de marchas dentro da faixa de giro do motor recomendada (varia em torno de 3.000 rpm). Nao estique as marchas desnecessariamente.

10. Nao dirija em alta velocidade. O consumo andando a 100 km/h pode ser até 20% maior do que a 80 km/h.

11. Andar com giro baixo em marchas longas – 40 km/h em 5> marcha por exemplo – força o motor e aumenta o consumo.

12. Se for ficar parado por mais de 2 minutos, desligue o motor. O consumo é maior do que desligá-lo e ligá-lo novamente.

13. Nas descidas, utilize a mesma marcha que seria necessária para subir.

14. Retire do carro todos os objetos desnecessários. Eles aumentam o peso do veículo e consequentemente o consumo. Em uso urbano, acessórios como hi-lift, pranchas, patescas e outros só servem para aumentar o peso.

15. A utilizaçao do ar condicionado pode aumentar em até 20% o consumo de combustível.

16. Os pneus devem estar sempre calibrados. Lembre-se de recalibrá-los se for preciso diminuir a pressao em trilhas mais técnicas com pedras ou areia.

17. Viaje com os vidros fechados, diminuindo assim o arrasto aerodinâmico.

18. Bagageiro normalmente causa resistencia ao deslocamento. Se nao estiver em uso, o ideal é retirá-lo.

19. Bagageiros muito cheios atrapalham a aerodinâmica. De preferencia a modelos fechados (com desenho aerodinâmico) ou a colocar as bagagens no porta-malas.

20. Verifique periodicamente o estado dos cabos, velas e bobina, mantendo-os ajustados. Um bom funcionamento da igniçao é fundamental para uma boa queima de combustível.

21. Mantenha a direçao alinhada e as rodas balanceadas.

22. Ao abastecer, verifique se a tampa foi devidamente fechada, evitando um possível vazamento – principalmente em trilhas onde é comum seu carro ficar inclinado.

23. Confira o estado da tampa do tanque. Se a vedaçao nao estiver bem feita, a evaporaçao pode aumentar seu gasto com combustível.

24. Ao abastecer, nao deixe que o frentista encha o tanque além do desligamento automático da bomba. O excesso pode transbordar e ainda corroer a pintura do veículo e danificar o canister (filtro dos gases do tanque).

25. Também para evitar a evaporaçao do combustível, procure estacionar a sombra.

26. Só abasteça em postos de confiança para evitar gasolina adulterada.

27. Com o tempo, a gasolina pode oxidar e formar uma espécie de goma que vai se depositando no sistema de alimentaçao acarretando um aumento de consumo. O uso de aditivos ou gasolina aditivada ameniza este problema.

28. Mantenha o motor regulado. Carburador, distribuidor e sensores dos bicos de injeçao deverao estar com manutençao em dia.

29. Se seu carro possuir roda-livre manual, evite andar na posiçao 4×4 sem necessidade. Rodando no asfalto, utilize sempre a posiçao 4×2.

30. Verifique o estado do catalisador. Danificado, ele pode fragmentar-se em pedaços que dificultam a saída dos gases de escape.

31. Embreagem patinando o força a acelerar mais para fazer o carro andar.

32. Mantenha o filtro de ar limpo. Faça a limpeza sempre que enfrentar muita poeira e substitua-o conforme a recomendaçao do manual do carro.

33. Após andar em lama e barro, de ao menos uma ducha no jipe para tirar o excesso de barro acumulado, principalmente nas rodas.

34. Verifique os freios. Eles podem estar segurando o jipe mesmo sem ser acionado.

35. Verifique sempre o nível de óleo lubrificante.

36) Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios.

37)Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador.

38) Esqueça o velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.

39) Aerodinâmica: Dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.

40) Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro. O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.

41)Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.

42) Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.

43) Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos o seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias.

44) Procure caminhos alternativos. Ás vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.

45) Utilize o acelerador com suavidade.

46) Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada.

47) Desligue o carro se for ficar parado por mais do que dois minutos.

48) O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. Um carro a 100 km/h tem um aumento de 20% confrontando com outros que não passavam dos 80 km/h.

49) Caminhar faz bem à saúde. Para percorrer pequenas distâncias, vá a pé.

50) Quando puder, utilize os transportes coletivos.

51) O carro é indispensável, identifique pessoas que façam o mesmo trajeto que você e sugira o transporte solidário.

52) Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal.

53) Controle seu consumo. Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida. Use uma planilha para acompanhamento.

fonte http://tunados.net/


Nenhum comentário: