Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

os 7 melhores molhos para qualquer refeição

Molho - não um componente obrigatório, mas que torna o processo de cozinhar uma forma de arte. Destaque ou na sombra as nuances sutis de comida, decorar, fazer uma deliciosa e original - neste molho não tem igual. Não é à toa que dizem que o molho - a melhor maneira de esconder qualquer boner culinária. A principal coisa - para prepará-lo para servir eficazmente.


pic.432133.0.500x389.jpg

Gosto, digna da princesa

Embora o conceito de "molho" (que significa "salgado") de origem latina, molhos guru continua a ser considerado francês. Diz-se que melhores chefs do país sabe as receitas para mais de três mil molhos (deixá-lo lágrima avarento em cujo geladeira timidamente escondido maionese, ketchup e molho de soja no mascate sushi). E o mais famoso desses três mil pode orgulhar-se da história mais colorido e da sua origem. E eles não aparecem no morador, em um arroubo de inspiração na cozinha de mistura de farinha e manteiga, e os senhores nobres. Direitos Autorais da bechamel famoso, por exemplo, é creditada com o Marquês de Nuantel Louis de Bechamel. Depois de um nome tão famoso lo e dar algo para a mesa que assustador em uma molheira de prata com o brasão da família. E Soubise molho de cebola, eles dizem, e não sangue real - ele inventou a princesa de Soubise. (Então, imagine-la em um avental branco na cozinha do palácio para a limpeza do arco!)

Além disso, os franceses conseguiram inventar não só milhares de molhos franceses, mas também holandês, Português, Italiano, da Baviera e de outros - sem qualquer participação de, entre outras coisas, as cozinhas nacionais respectivas, e confiar apenas na sua própria imaginação. Por exemplo, no molho tártaro inclui pepinos e alcaparras (tártaros só eles e comer, não?), E russo - sopa de maionese e ovos.

No entanto, destacou na arte de molhos não são apenas os chefs franceses em outros países, também, tentou nos agradar.

De bechamel de Tabasco

Embora a divisão clássica da luz e molho escuro, classificá-los por ingredientes da composição, e assim por diante, os apoiantes de cozinhar Aplicada fazer sem termos como "farinha" ou "lezonirovanny", e só misturar os ingredientes e desfrutar.

Sob o molho? Bechamel

País: França

Do que eles comem? lasanha de vegetais, carne, peixe

Além da origem nobre, bechamel é extremamente fácil de preparar e da simplicidade dos ingredientes. Para preparar o molho, rabanadas uma colher de farinha por 100 g de manteiga até dourar. Adicione 2 colheres de sopa de caldo aquecido (carne - carne, vegetais - para vegetarianos, etc) e, agitando, despeje pequenas porções de um vidro de creme de leite quente (menos opção preferida - o creme de leite ou leite).

Bechamel - um dos chamados molhos básicos. Ou seja, com base nele, você pode criar um monte de outras opções, ou apenas para o sabor do molho de especiarias e ingredientes - cebola frita até marrom claro dourado, queijo ralado, pimenta, noz-moscada ralada ou horseradish.

Sob o molho? Guacamole

País? México

Do que eles comem? pão, salgadinhos de milho e outra cozinha mexicana autêntica

Nenhum comentário: