Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 5 de outubro de 2010

EFEITOS BIOLÓGICOS DA PRÓPOLIS E UTILIZAÇÃO



O QUE É A PRÓPOLIS?
A Própolis é uma substância resinosa, balsâmica, elástica, de consistência viscosa e cores variando desde o verde pardo, castanho, marrom claro ou escuro, negro, amarelado (dependendo de sua origem botânica) com sabor adstringente, acre, por vezes levemente amargo, com cheiro agradável e adocicado.
Quando queimado exala uma fragrância de resina aromática.

COMPOSIÇÃO DA PRÓPOLIS BRUTA
No aspecto geral, a própolis colhida pelas abelhas é composta de:
- 50 à 55% de resinas e bálsamos;
- 25 à 35% de cera;
- 10% de óleos etéricos;
- 5% de pólen;
- 5% de matéria orgânica e substancias minerais de diversos tipos.
- Cabe ressaltar que não se conhece totalmente a composição da própolis em face de mudanças que ocorrem devido ao meio ambiente em que as abelhas o coletam.
- De forma geral, pode-se afirmar sua riqueza em flavonóides e substâncias minerais, tais como:
- Alumínio Cromo
- Bário - Cobalto
- Cálcio - Cobre
- Manganês - Estanho
- Niquel - Ferro
- Chumbo - Silício
- Estrôncio - Titânio
- Vanadio - Zinco


EFEITOS BIOLÓGICOS DA PRÓPOLIS E UTILIZAÇÃO
Sabe-se hoje, através de inúmeras pesquisas da comunidade científica mundial que a própolis traz novas formas vitais ao organismo, complementando as deficiências de substâncias, principalmente micronutrientes minerais, enzimas, coenzimas, vitaminas, aminoácidos e inúmeros outros componentes de alto valor biológico.
Seus efeitos de maior interesse são:
- Atividade antimicrobiana (bacteriana, micotica e viral);
- Atividade antiparasitária;
- Atividade antiinflamatória, cicatrizante e anestésica;
- Atividade antioxidante;
- Atividade antitumoral e rádio-protetora;
- Atividade vasoprotetora;
- Efeitos sobre o sistema imunológico humano, tornando-o mais eficaz.



PÓLEN

O que é o Pólen?
Pequeno grânulo de dimensões microscópicas, em média 50 micra, o pólen é o elemento reprodutivo masculino das plantas mais evoluídas do sistema biológico vegetal.
Produzido pelas anteras, situadas no final extremo dos estames, que é o órgão sexual masculino das flores.
A função do polinizador é transferir os grãos de pólen das anteras para o estigma que é parte do órgão sexual feminino das flores.

Composição do Pólen
Em análise química, em cada 100g, o pólen apresenta em média os seguintes elementos:
Proteínas - 15,0 a 30,0%
Aminoácidos livres - 10,0 a 13,0%
Lipídeos - 1,0 a 5,0%
Carbohidratos - 20,0 a 40,0%
Açucares red. - 24,0 a 26,0%
Açucares não red. - 2,0 a 4,0%
Fibras - 3,0 a 5,0%
pH - 4,7 a 5,2
Sais minerais - 2,5 a 3,5%

Vitaminas:
Tiamina, Riboflavina, Nicotinamida, Ácido Pantotênico, Piridoxina, Meso-inositol, Biotina, Ácido Fólico, Cianocobalina, Ácido Ascórbico, Vitamina D, Tocoferol, Caroteno.

Os Aminoácidos presentes são:
Ácido Aspartico, Ácido Glutâmico, Alanina,
Arginina, Cistina, Glicina, Histidina, Isoleucina, Leucina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Prolina, Serina, Treonina,
Triptofano, Tirosina e Valina.

Sais Minerais:
Cálcio, Cloro, Magnesio, Fósforo, Silício, Enxofre, Ferro e Potássio.

Propriedades Nutricionais do Pólen:
O Pólen é um produto nutritivo dotado de notáveis propriedades profiláticas e terapêuticas. É rico em aminoácidos essenciais favoráveis ao crescimento e tem grandes propriedades reguladoras dos processos vitais. Pela presença do fator R é estimulante do crescimento.

É um complexo de substâncias protéicas, aliadas a oligoelementos minerais. Possui todos os elementos indispensáveis para a vida de organismos animais e vegetais.
É comprovada a existência de substâncias antibióticas ativas e que agem de maneira natural e equilibrada no organismo.
O pólen gera aumento da vitalidade em geral. A mente e a memória parecem revitalizar-se, o apetite aumenta e cresce a resistência a fadiga.

O uso regular do pólen gera uma estimulação das capacidades mentais unidas a uma verdadeira sensação de bem estar, de força e de potência. As pessoas com tendência a stress tem no pólen um revitalizante e fortificante sem comparação.

É um tônico energético e revitalizante excepcional que eleva a capacidade de trabalho e baixa a tensão arterial. Ele recupera rapidamente a força das pessoas cansadas física e psiquicamente, principalmente aos convalescentes.

O pólen é considerado um excelente regulador das funções intestinais. Atua contra a prisão de ventre, bem como, contra o relaxamento intestinal (diarréia). Produz um equilíbrio nas funções do intestino. Com seu poder regulador intestinal ele gera resultado rápido na pele provocando a transformação da cútis, suavizando-a e pigmentando-a.

Aos anêmicos é recomendado, principalmente às crianças, pois aumenta a taxa de hemoglobina no sangue, revigorando rapidamente o paciente. O pólen tem uma ação medicinal eficaz, nesses casos, pois aumenta o número de hemácias no sangue, sendo suficiente tomar meia grama de pólen diário, durante um mês, para aumentar em 80.000 o número de glóbulos vermelhos no sangue.

A utilização do pólen como remédio preventivo e curativo da prostatite, a inflamação da próstata, é notável. Recomenda-se a toda pessoa do sexo masculino com mais de 40 anos que tome todos os dias, no mínimo, 5 gramas de pólen como estimulante, preventivo e de ação direta no combate a prostatite.



Fonte: http://www.breyer.ind.br/index.htm

Nenhum comentário: