Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


domingo, 10 de outubro de 2010

Como engravidar rápido



Você e seu parceiro tentando engravidar? Gravidez-Info tem tudo que você precisa saber sobre como melhorar suas chances de engravidar. Existem muitos fatores que podem contribuir para problemas de ter de ficar grávida. Alguns destes fatores incluem os fatores de estilo de vida, a saúde do esperma ea idade de uma mulher.

Você pode aumentar suas chances de ficar grávida rápido, seguindo alguns dos fazer e não fazer a seguir indicados:

1. Começar a tomar ácido fólico agora. Você reduzir suas chances de dar à luz um bebê com defeito do tubo neural (por exemplo, anencefalia ou espinha bífida) em 50% a 70%, se você começar a tomar pelo menos 0,4 mg de ácido fólico diariamente dois a três meses antes de começar tentando conceber.

2. Tente manter o sexo divertido quando você está tentando conceber. Use quartos que não o quarto ou agendar o seu encontro babymaking para um momento ímpar do dia. A justificativa? Você não será capaz de manter o ritmo babymaking por muito tempo se o sexo começa a se sentir como uma tarefa.

3. Não pule para cima e correr para o banheiro logo depois de fazer amor. Deitado por pelo menos alguns minutos (alguns especialistas em fertilidade afirmam cinco minutos) após relação sexual aumenta a probabilidade de que o esperma será capaz de manter a data com o ovo e espera que você vai ganhar na roleta do bebê.

4. Faça amor, muitas vezes durante o seu período fértil (os cinco dias que antecedem a ovulação). Se você tem o vigor para fazer amor pelo menos a cada 48 horas, será assegurar que há uma transferência de esperma fresco esperando na trompa de Falópio, em determinado momento. Claro, você pode ficar muito de uma coisa boa se o seu parceiro tem uma baixa contagem de espermatozóides, então se você está ciente de um problema de fertilidade pré-existente, você vai querer falar sobre este assunto com o especialista em fertilidade.

5. Tenha em mente que babymaking é um jogo de números. Mesmo que você faça tudo "certo", você ainda tem uma chance de apenas 25% a 30% de engravidar em qualquer ciclo.

6. Você é um bebedor de café? Tempo para desistir ou mudar para descafeinado! A cafeína é pensado para restringir o crescimento de um bebê em desenvolvimento pela constrição dos vasos sangüíneos e reduzindo o fluxo sanguíneo para o útero. Além disso, alguns estudos têm indicado que o consumo excessivo de cafeína (isto é, mais de três xícaras de café por gotejamento por dia) pode contribuir para problemas de fertilidade. O júri é ainda para fora sobre este último ponto, no entanto.

7. Você ou seu parceiro regularmente expostos a substâncias perigosas no local de trabalho? Pode ser necessário considerar uma modificação mudança de emprego ou trabalho antes de iniciar sua família. Algumas substâncias podem afetar tanto a qualidade do esperma e do desenvolvimento do embrião.

8. Você teve seu checkup preconceito ainda? Crie uma consulta com seu médico para rever o seu histórico médico e falar sobre seus planos para começar a tentar engravidar.

9. Você está atualmente tomando qualquer prescrição ou drogas de balcão? Certifique-se de perguntar ao seu médico se é seguro para que você continue levando-os uma vez que você começar a tentar engravidar.

10. Se você não estiver fazendo isso, começar a manter um calendário menstrual. Observe a data de seu período começa, o número de dias que dura, e qualquer outra coisa com o seu médico pode querer saber. Esta informação pode ser útil se você tiver problemas em conceber. Ele também pode ser inestimável em localizar a data de concepção - e, conseqüentemente, sua data de vencimento.

11. Tente reservar um último compromisso do dia para o seu checkup preconceito. Foi quando o seu médico ou parteira é mais provável que seja capaz de tomar o tempo para responder às suas questões e resolver suas preocupações sem sentimento apressado para ir para o próximo paciente.

12. Tornar o ambiente vaginal de esperma mais amigável possível. Evite sprays vaginais e absorventes perfumados (que pode causar um desequilíbrio do pH da sua vagina); lubrificantes artificiais, óleos vegetais e glicerina (porque podem matar os espermatozóides); saliva (porque a saliva também pode matar o esperma) e ducha (porque altera a acidez normal da vagina, podem causar infecções vaginais e / ou doença inflamatória pélvica e pode lavar o muco cervical que é necessário para o transporte dos espermatozóides).

13. Se você está monitorando seu muco cervical, na tentativa de prever o seu dia mais fértil, fazer suas verificações antes de chuveiro, banho ou nadar. Essas atividades podem afetar a quantidade ea qualidade do seu muco cervical.

Nenhum comentário: