Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Promoção causa tesão



Clientes que percebem ofertas dos produtos favoritos no supermercado reagem como se estivessem assistindo imagens pornográficas ou eróticas.

Doug Menuez/Thinkstock

A pesquisa foi encomendada pelo Instituto de Marketing Promocional da Inglaterra e ainda não foi finalizada. Os resultados iniciais foram publicados no periódico The Grocer e, segundo Colin Harper, do instituto inglês, eles indicam uma correlação entre uma resposta emocional intensa e o aumento das vendas.

Os pesquisadores da Universidade de Westminister (Inglaterra) utilizaram um sistema chamado iMotion — um dispositivo que mede as respostas emocionais do corpo em uma escala de 1 a 10 — em 50 voluntários. O equipamento monitorou o movimento dos olhos e as respostas emocionais e registrou níveis de até 5,8 na escala do aparelho. O nível 10, por exemplo, é equivalente à resposta emocional de um trauma grave. Entre 5 e 7, segundo os pesquisadores, a resposta emocional é semelhante a de assistir imagens eróticas.

Os resultados das reações foram comparados com os produtos mais vendidos e verificou-se que eles eram de fato os que deixavam os clientes mais empolgados.

Em procedimentos futuros, o instituto pretende descobrir o que fazer para que os consumidores continuem comprando mesmo depois que as promoções acabem.

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