Clientes que percebem ofertas dos produtos favoritos no supermercado reagem como se estivessem assistindo imagens pornográficas ou eróticas.
Doug Menuez/Thinkstock
A pesquisa foi encomendada pelo Instituto de Marketing Promocional da Inglaterra e ainda não foi finalizada. Os resultados iniciais foram publicados no periódico The Grocer e, segundo Colin Harper, do instituto inglês, eles indicam uma correlação entre uma resposta emocional intensa e o aumento das vendas.
Os pesquisadores da Universidade de Westminister (Inglaterra) utilizaram um sistema chamado iMotion — um dispositivo que mede as respostas emocionais do corpo em uma escala de 1 a 10 — em 50 voluntários. O equipamento monitorou o movimento dos olhos e as respostas emocionais e registrou níveis de até 5,8 na escala do aparelho. O nível 10, por exemplo, é equivalente à resposta emocional de um trauma grave. Entre 5 e 7, segundo os pesquisadores, a resposta emocional é semelhante a de assistir imagens eróticas.
Os resultados das reações foram comparados com os produtos mais vendidos e verificou-se que eles eram de fato os que deixavam os clientes mais empolgados.
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