Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oito questões que você precisa saber antes de curtir a sauna



Técnica ajuda a relaxar o corpo, mas nem todo mundo pode aproveitar seus benefícios Oito questões que você precisa saber antes de curtir a sauna
Técnica ajuda a relaxar o corpo, mas nem todo mundo pode aproveitar seus benefícios
Linha pontilhada
O ritual foi criado há mais de 9 mil anos pelos povos nômades finlandeses, ficando conhecido como "banho finlandês", mas foram os turcos que tornaram a sauna mundialmente popular por seus poderes relaxantes e propriedades terapêuticas no tratamento de doenças. Porém, muitas controvérsias rondam o ritual. Especialistas se dividem diante da ação curativa da sauna e, em alguns casos até contra-indicam a prática, além disso há outras dúvidas que pairam no ar: é melhor a seca ou a vapor? Deixa a pele mais bonita? Emagrece? Vale a pena passar uns minutos nela após o treino? Pensando nessas e em outras questões, o MinhaVida enumerou os prós e os contras sobre esta técnica tão antiga e polêmica.

1.Qual a diferença entre a seca e a vapor?
A sauna seca é revestida de madeira, podendo ser aquecida por meio da queima da lenha ou por eletricidade. Por gerar um tipo de calor que não exala umidade, é mais recomendada para os dias frios. Sua temperatura vai de 60°C a 80°C e possui sistema de ventilação.

A versão a vapor funciona com um gerador de vapor, que pode ser elétrico, a gás ou a lenha (ou ainda usar lenha e gás simultaneamente),mantendo, em média , a temperatura de 40°C a 45°C, o que a torna a sauna preferida em locais de clima mais quente. O ambiente ou cômodo no qual ela se encontra deve ser revestido com material impermeável (mármore, azulejos, pastilhas de vidro ou porcelana, entre outros) para reter o calor.

2. Abre os poros?
A sauna pode preservar uma pele lisinha e iluminada . Nesse caso, a versão a vapor é a mais recomendada. O calor que exala provoca o aumento da temperatura corpórea e, com isso, a abertura dos poros da pele, o que facilita a eliminação de sebo e de impurezas. "A sauna acelera um mecanismo natural do corpo, uma vez que as toxinas são eliminadas pela transpiração e a pele fica mais saudável", diz a dermatologista Denise Steiner. Mas não dá para abusar achando que a técnica vai ser a solução imediata para se livrar de cravinhos e espinhas. "É preciso usar a sauna com moderação, pois temperaturas bastante altas podem dilatar muito os vasos sanguíneos e deixar a pele vermelha e sensível."

3. Dá para respirar melhor?
Muita gente tem a sensação de estar usando um inalador (usado para tratar problemas respiratórios) coletivo, quando está lá envolto pelo vapor. A sauna, em si, não age diretamente no funcionamento dos brônquios pulmonares, mas como faz uso de óleos aromáticos com propriedades descongestionantes (eucalipto e cânfora) pode causar o alívio temporário de problemas respiratórios, como nariz entupido ou peito congestionado. Mas, mesmo assim, há ressalvas. "O uso da sauna não é recomendado para pessoas com problemas respiratórios mais sérios, como a asma, pois o cheiro forte que estes óleos exalam e o choque térmico que a pessoa sofre ao usá-la podem causar espasmos, falta de ar e graves crises de bronquite", explica o clínico geral Flavio Tocci.

4. A sauna ajuda a emagrecer?
Como a pessoa vai transpirar um bocado, o que se perde na sauna é líquido e não gordura. A perda de peso é momentânea, já que ele se restabelece assim que a pessoa se hidratar. A sauna pode ajudar a prevenir a celulite por auxiliar a eliminação de toxinas e reduzir a retenção de líquido. Quando não eliminamos as toxinas, impurezas que se acumulam no organismo se alojam no tecido adiposo e colaboram para formar a celulite. Além disso, o aumento das células de gordura, associado a falta de exercícios pode trazer os indesejados furinhos.

5. A sauna é perigosa para quem sofre do coração?
Segundo o médico Flavio Tocci, quem sofre de problemas cardíacos, hipertensos e quem tem pressão baixa deve passar longe da sauna. Quando o corpo é exposto ao calor, o coração pode sofrer uma grande vasodilatação e há uma aceleração dos batimentos cardíacos, o que faz a pressão subir, podendo ocorrer até infartos . A temperatura corporal também pode subir e desencadear a queda da pressão, sendo responsável pela sensação de moleza do corpo e até ocasionar desmaios.

6. É legal pular na piscina gelada depois da sauna?
Após o uso da sauna, uma ducha fria ou um banho de piscina gelado são recomendados desde que se esteja com a saúde em ordem. Caso contrário, o choque térmico (do corpo quente com a água fria) pode despertar problemas como a aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldades respiratórias, queda ou elevação da pressão arterial, entre outras complicações. "Após o banho de sauna, nosso organismo fica preparado para resistir temperaturas bem abaixo de 0°C e uma ducha fria pode ser ideal para ativar a circulação e assumir função estimulante", diz Flavio Tocci.

7. Vale a pena passar uns minutos nela após o treino?
Na medida em que os poros da pele se abrem, o suor flui livremente e o corpo entra em estado de relaxamento, afastando a tensão e o estresse do dia a dia. O ácido lático, que se acumulou nos músculos durante o treino, também se dissipa com o calor e, assim, eles ficam descansados. Não é recomendado fazer exercícios físicos durante a sauna, pois a perda de água e a alteração dos batimentos cardíacos, que aumenta ou diminui, variando de pessoa a pessoa, além de todos os sais minerais que são eliminados com o suor, deixam nosso corpo menos disposto.

8. A sauna pode auxiliar no tratamento de quais doenças? Embora seja usada por muitos com finalidades terapêuticas, a sauna não tem, comprovadamente, poderes curativos. "Ela pode auxiliar na desintoxicação do organismo, por acelerar a eliminação das impurezas pelo suor, e aliviar dores em algumas regiões do corpo, como a coluna", diz Flavio Tocci.

Nenhum comentário: