

Estudos demonstram que glifosato é nocivo, mesmo em dosagens muito inferiores às usadas na pulverização agrícola
O herbicida de soja transgénica pode causar malformações e defeitos de nascimento, revela um relatório que sistematiza os resultados de vários estudos, apresentado esta sexta-feira pela Plataforma Transgénicos Fora, citada pela agência Lusa.
«O relatório Soja GM [geneticamente modificada]: Sustentável? Responsável?» realça a investigação pioneira do cientista do governo argentino, professor Andrés Carrasco, que prova que o glifosato causa malformações e defeitos de nascimento em animais de laboratório, mesmo em dosagens muito inferiores às usadas na pulverização agrícola», refere um comunicado da Plataforma.
Na nota, a Plataforma refere que o relatório foi tornado público «em conjunto com testemunhos filmados de aldeões argentinos cujas vidas foram destruídas pelo cultivo da soja transgénica».
«Na Argentina e no Paraguai, médicos e habitantes das zonas de produção da soja transgénica relatam efeitos nefastos na saúde resultantes da pulverização de glifosato, incluindo índices elevados de malformações, abortos espontâneos, cancros e aumento de casos de nados-mortos», sublinha.
Os estudos científicos reunidos no novo relatório «confirmam a ligação entre a exposição ao glifosato e numerosíssimos efeitos nefastos para a saúde, incluindo danos no ADN e órgãos reprodutores», refere a Plataforma.
A Transgénicos Fora adianta ainda que o relatório «refuta fundamentadamente as afirmações da indústria sobre a sustentabilidade do cultivo da soja geneticamente modificada e a segurança dos herbicidas à base de glifosato como o Roundup».
«A soja geneticamente modificada Roundup Ready é também importada para Portugal, onde alimenta vacas, galinhas e porcos que mais tarde fornecem a carne que comemos. Além disso, é utilizada para produzir lecitina de soja, usada em centenas de alimentos humanos», alerta a Plataforma.
A Plataforma Transgénicos Fora é uma estrutura integrada por doze organizações não governamentais da área do ambiente e da agricultura, entre elas o Grupo de Acção e Intervenção Ambiental (GAIA), a Liga Portuguesa para a Protecção da Natureza (LPN), a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e a Quercus.
http://diario.iol.pt/ambiente/estufa-soja-transgenicos-herbicida-tvi24-ultimas-noticias/1193892-4070.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário