Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 14 de setembro de 2010

avós que circulam com namorados netos


Hoje em dia elas sacodem a poeira e saem por aí extravasando. Prova disso é que muitas delas têm namorados que aparentam ser netos delas... E põe "aparentam" nisso!

Deem uma conferida nas moças que poderiam ser confundidas como as avós dos seus namorados!

Susana Vieira

Foto: AgNews
Tia Sú está namorando com o Sandro Pedroso há mais ou menos um ano. Faceira, ela não está nem aí e só quer saber de beijar muuuuuuuuito o bofe. Diferença de idade? Que isso! Ela só tem 69 anos e ele, 24... quando Sandro nasceu, tia Sú já era coroa!

Ana Maria Braga

Foto: AgNews
A apresentadora não quer saber dos velhões da mesma idade que ela... o negócio é os garotões. Aos 59 anos, a fofa foi casada com Marcelo Frisoni, de 38. Eles já foram vistos juntos várias vezes depois de divulgado o divórcio, então vai ver que o mel da Ana é maior ainda do que a gente imaginava.

Maitê Proença

Foto: AgNews
Ela tá melhor do que muita guriazinha por aí e tá aproveitando a boa fase. Ao lado do namorado Alexandre Colombo, de 38 anos, Maitê bem que poderia ser avó dele, aos 51. Superprafrentex!

Solange Couto

Foto: AgNews
A atriz tem apenas 30 anos a mais do que o marido, o estudante Jamenson Andrade, de 23 anos. Dééééusolivre! Na minha época isso dava cadeia. Solange bem que poderia ser avó dele, e, pior, uma avó grávida! Porque esse pançolelê dela tá brabo, hein?

Madonna

Foto: AgNews
A musculosa desfila bem animadinha ao lado do Jesus apaga a Luz... Mas também, quem não estaria com uma pele melhor namorando o bofe? Aos 51 anos, Maddy faz a Maria Madalena e investiu no Jesus, com 21. Detalhe: ela tem a mesma idade da avó dele! HAHAHA!

Elza Soares

Foto: Reprodução, Ego
Essa moça bonita e atraente tem como maridão Bruno Lucide, empresário de 27 anos, como vocês podem ver nessa foto do Ego. Agora inverta os números e você tem a idade da Elza: 72 anos! Bá, mas vai dizer que tu não acharia que Elza é a responsável legal por ele? Eu acharia. Pô, 72 anos é idade de vózinha.

Ivete Sangalo

Foto: AgNews
Aos 38 anos, Ivete invadiu a faculdade e foi namorar o estudante de nutrição Daniel Cady, de 23 anos, e pai do filhote dela, o Marcelo. Tá, nesta comparação admito que exageramos. Mas que é estranho ver os dois juntos... ah, isso é!

fonte http://www.clicrbs.com.br/rs/

Nenhum comentário: