Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


domingo, 4 de abril de 2010

Curiosidades santa



Hoje em dia, Domingo de Páscoa, ou é fazer uma parada no caminho para lembrar alguns fatos históricos que emolduram a semana.

1. Especial de Domingo

Segundo os Evangelhos, Domingo de Páscoa é o dia em que Jesus deixou o túmulo. Este fato é fundamental para o cristianismo, isso significa que Jesus venceu a morte, e obtidos através de seu sacrifício, a redenção e libertação de todos os pecados. Pois o mistério da Ressurreição, a Igreja pode proclamar as boas novas da salvação a todos os crentes.

A história diz que três mulheres ao sepulcro, onde era depositado o corpo de Jesus e ver que só são suas ataduras. Jesus aparece e diz que ele subiu. Fun, para onde a Virgem Maria está reunido com os Apóstolos, dando-lhes a boa notícia.

2. Na missa dominical, esta passagem é recordado de uma forma especial

No domingo de Páscoa o círio pascal é acesa, representando a luz de Cristo ressuscitado e permanece até o dia da Ascensão, quando Jesus se levantou para o céu de corpo e alma.

Na Igreja Católica, esta cerimônia é realizada em trânsito entre o Sábado Santo eo Domingo de Páscoa, na Vigília Pascal, a cerimônia principal de todos os detidos ao longo do ano litúrgico. grande importância mesmo é o simbolismo da luz e inclui uma ampla leitura das Escrituras.

3.Día da Ascensão

Quarenta dias depois da Páscoa, comemora a Ascensão de Jesus ao céu (17 de Maio de ponte), na presença dos seus discípulos, depois de dizer que vai enviar o Espírito Santo. Significa "subir ao céu", uma união física com Deus Pai e não uma transformação espiritual do indivíduo, como é habitual nas experiências místicas de outras religiões.

4. A festa de Judas é uma tradição local, em algumas nações da América Latina, onde, no domingo de Páscoa ...

... foram apedrejados, queimados, um boneco pregado ao topo de um tronco longo e foi preparado nos últimos dois meses. Isso representa Judas Iscariotes, por sua traição de Cristo. No tronco também colocaram cartazes que fazem referência satírica à situação política e social de cada país na época. Nos Estados Unidos, realizada em Valparaiso, Chile, Yaracuy e Tocuyo, Venezuela, e em algumas cidades no México.

5. Por que a Páscoa de cada ano tem uma data diferente?

As semanas de um determinado ano é calculado de acordo com a presente data, da primeira lua cheia após 21 de março. No domingo seguinte ao dia será no domingo de Páscoa (obviamente, no domingo anterior que será a Palm, e os restantes dias são dias santos). Por exemplo, este ano, a lua cheia após 21 de março foi entregue em 29 de março, e é por isso que hoje é domingo de Páscoa 4 de abril.

6. Graças ao domingo de Páscoa ...

... Todos os domingos são considerados feriados e de descanso. No domingo de Páscoa é um evento crucial no calendário litúrgico desde os primeiros séculos do cristianismo, então ele mudou o dia dedicado ao descanso e ao culto de sábado para domingo. Na religião judaica, no entanto, não é reconhecida como a ressurreição de Cristo, o feriado continua no sábado ou no sábado.

7. A crucificação era um método de execução projetado para o condenado a morrer lentamente.

Na posição permanecendo no crucificado, os braços estendidos, o diafragma não poderia trabalhar de forma eficiente e os pulmões foram gradualmente encher com ar viciado. Em um esforço para respirar melhor, o crucificado instintivamente baseou-se nas unhas dos pés, para afrouxar um pouco a pressão dos braços, mas isso só prolongou a agonia.

8. Fonte procissões

A celebração das procissões da Semana Santa estão enraizados em Medina del Campo (Valladolid), onde San Vicente Ferrer, em 1410 estabeleceu as procissões da disciplina. Valladolid O Tribunal de Justiça permitiu a grandes artistas do barroco espanhol e fora do estabelecimento na cidade, como Juan de Juni, Pompeo Leoni, Francisco del Rincón e Gregorio Fernández, que esculpiu grandes imagens e cenas para as guildas da cidade. Hoje, além da consideração de Interesse Turístico Internacional, Valladolid hospeda o Museu Nacional de Escultura, ea Páscoa é conhecido como "O museu na rua."

9. Blood Sweat: A crucificação não era a única punição

Antes de ser preso no Jardim do Getsêmani, Jesus teve uma crise emocional muito forte que causou uma condição chamada de 'suar sangue'. Esse fenômeno, também conhecido como hematohidrosis acontece quando uma pessoa é dominada pela ansiedade, medo ou outras emoções fortes. Os vasos sanguíneos se dilatam e expulsam pequenas gotas de sangue até as glândulas sudoríparas, e uma vez lá, o sangue misturado com suor e, em seguida, sob a forma de suor, saiu para o exterior através dos poros.

10. As autoridades judaicas, muitas vezes punir os infractores com

até 39 chicotadas, mas Jesus foi açoitado pelos Romanos, não judeus. O costume romano não limitar o número de chicotadas, e que seus algozes tiveram de acertar o que quisessem, ou até que se cansaram.

Nenhum comentário: