Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 24 de abril de 2010

a copa vem ai As super tevês - e o que elas têm


Em ano de Copa do Mundo, estima-se que 11 milhões de brasileiros troquem o aparelho de televisão. As vendas devem ser 25% maiores que as do ano passado. "Pela primeira vez, as tevês de plasma, lcd e lcd com led devem liderar as vendas", diz Lourival Kiçula, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos.

Esses televisores têm muito mais do que imagem em alta definição: conectam-se à internet, reproduzem arquivos em pen drives, comportam fones sem fio e videogames de altíssima resolução e ainda fazem as vezes de monitor de notebooks e PCs. Há muitas opções, e a variação de preços é grande – proporcional aos recursos que cada modelo oferece. Entenda quais são eles e como funcionam.

Fotos Istockphoto; Matt Dunham/AP; Divulgação
Entrada HDMI
O que é: um conector para transferência de dados de imagem e som, que circulam em um único cabo
Para que serve: para reproduzir filmes em Blu-ray, jogar videogames de última geração e exibir na tevê o conteúdo do computador (por exemplo, fotos e vídeos em alta resolução) com a mesma qualidade e definição


Entrada para PC
O que é: por meio dela, pode-se ligar o computador ou o notebook diretamente no televisor
Para que serve: a tela da tevê vira monitor de PC. Reproduz imagens e exibe arquivos e
documentos. Para vídeos, é necessário ter também um cabo de áudio


Entrada USB
O que é: uma porta para a conexão de pen drives e discos rígidos (HDs) externos
Para que serve: reproduz na tela o conteúdo armazenado nesses dispositivos – como músicas, fotos e vídeos (no caso do HD, isso é feito por meio de um cabo). Alguns modelos permitem apenas a reprodução de músicas e fotos: certifique-se antes de efetuar a compra


HD interno
O que é: nesta opção, o disco rígido (HD) fica dentro do televisor
Para que serve: para gravar programas no próprio aparelho, dispensando o gravador de DVD. Um HD de 160 gigabytes armazena treze horas de gravação em resolução máxima


Conversor integrado
O que é: um decodificador que recebe sinal digital dos canais abertos
Para que serve: com ele, é possível captar a imagem digital da TV aberta e assim dispensar a compra de um aparelho especialmente para cumprir essa função. Mas atenção: é necessário ter uma antena UHF acoplada à televisão


Contraste
O que é: a taxa de contraste define o número de tons de cinza existentes entre o preto e o branco
Para que serve: para dar sensação de profundidade à imagem. Quanto maior é a diferença de nuances entre o ponto mais claro e o mais escuro exibidos na tela, mais gradações de cores são visíveis. Os televisores de LCD convencionais possuem contraste de 50 000 a 100 000 variações entre os extremos de branco e preto. As tevês de LED possuem taxa de contraste na casa dos milhões


Acesso à internet
O que é: permite acessar a rede com banda larga via cabo, sistema wi-fi ou ambos
Para que serve: embora não seja possível navegar livremente pela internet, cada fabricante oferece um pacote específico de portais, como YouTube, Flickr, Twitter e canais de notícias. O controle remoto é usado como teclado

Progressive Scan
O que é: recurso que proporciona imagem mais nítida
Para que serve: essa tecnologia altera a sequência de exibição das linhas que formam a imagem na tevê, tornando-a sensivelmente mais fiel

Frequência
O que é: o número de quadros por segundo que o processador da tevê consegue reproduzir
Para que serve: quanto mais quadros por segundo, melhor a qualidade da imagem. A maioria dos televisores de LCD tem frequência de 60 hertz, ou seja, exibe 60 quadros por segundo. As tevês Full HD têm 120 ou 240 hertz – e ainda neste semestre serão lançados modelos de 480 hertz




fonte http://clippings-artigos.blogspot.com/

Nenhum comentário: