Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 10 de abril de 2010

As 10 séries mais lucrativas da TV

10. Heroes (NBC)

A série começou em alta, conquistando seguidores em todo o mundo, mas nos últimos tempos Heroes vem perdendo audiência a cada dia. Porém, apesar da audiência em baixa a série tem um grande apelo comercial, e é a série mais lucrativa da NBC.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 194 mil


9. Brothers and Sisters (ABC)

É exibido nas noites de domingo pela ABC. Não é um dos mais famosos no Brasil, mas agrada muito a audiência americana. Está na nona colocação entre as séries mais lucrativas da TV americana.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 195 mil


8. CSI (CBS)

CSI foi durante muitos anos a série mais assistida da TV americana e da CBS. Perdeu parte de sua audiência depois da saída de seu astro, William Petersen e dos atores Gary Dourdon e Jorja Fox, mas continua sendo uma das séries mais assistidas e lucrativas da TV americana.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 201 mil


7. Survivor: Gabon (CBS)

Os reality shows estão em alta, e Survivor confirma que eles estão entre os programas mais vistos e mais lucrativos da TV, ocupando a sétima posição, com uma média de 12,9 milhões de telespectadores por semana.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.1 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 204 mil


6. Dancing With the Stars (ABC)

O segundo reality show mais assistido da TV é o sexto colocado na lista dos mais lucrativos. Além do lucro com propaganda, ainda tem o fato de ser copiado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil, o que gera uma grande receita.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.5 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 205 mil


5. Two and a Half Men (CBS)

A série de comédia mais assistida da TV americana, com mais de 14 milhões de telespectadores, é a quinta mais lucrativa. A série rende tanto dinheiro que seu astro, o ator Charlie Sheen, é o mais bem pago da TV. Ele recebe a bagatela de 850 mil dólares por episódio da série.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.6 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 227 mil


4. Grey’s Anatomy (ABC)

É uma das grandes audiências da ABC e vem se mantendo firme há 5 temporadas. Tem uma média de audiência de 13,5 milhões de telespectadores por semana, sendo a maior audiência da ABC em termos de série.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.7 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 224 mil


3. Desperate Housewives (ABC)

A série que começou há cinco temporadas, arrebatando a audiência americana e se tornando rapidamente um grande sucesso, já não tem os altos números de audiência daquela época, porém seus lucros continuam em alta. Mesmo com todos os problemas de ego que a série enfrenta, está em terceiro lugar na lista de mais lucrativas.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 2.9 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 251 mil


2. 24 Horas (FOX)

Mesmo tendo ficado uma temporada de fora devido à greve dos roteiristas, a série ainda alcança grandes níveis de audiência. Porém não é a audiência que faz de 24 Horas a série mais rentável, mas provavelmente a popularidade de seu astro Jack Bauer.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 3.7 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 366 mil


1. American Idol (FOX)

Programa mais assistido da TV americana, American Idol está no ar há 8 temporadas e não tem nenhum programa que consiga competir com ele, já que tem uma média de 26 milhões de telespectadores por semana.

Rendimento por cada 30 minutos: $ 7 milhões
Custo de 30 segundos de comercial: $ 623 mil

Fonte: Plano Beta



Nenhum comentário: