Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 20 de abril de 2010

Aprenda a diferenciar os tipos de armas de fogo


O que diferencia uma arma curta de uma arma longa é o alcance de utilização.
- Não existe "PENTE", pois nenhuma arma de fogo tem cabelo. As armas de fogo possuem carregadores.
- Não existe "Bala de fuzil". Existe munição ou projétil, que geralmente utiliza os calibres 5.56mm ou 7.62mm.
- Fuzil não é armamento de "adotação" e sim de "dotação" individual.
- Carabina é o nome dado às submetralhadoras na Europa.
- Uma metralhadora não utiliza a mesma munição de um fuzil.


“Arma de fogo
é um artefato utilizado para p
ropulsão de projéteis sólidos, por meio de uma rápida expansão de gases obtidos pela queima controlada de um propelente, geralmente sólido, que na maioria dos casos é a pólvora.”


O invento das armas de fogo foi um evento histórico que mudou o mundo de maneira extrema, como poucas outras invenções. As guerras e conflitos mudaram de forma tão radical que hoje em dia já não possuem quase nada em comum com os conflitos antes da invenção das armas de fogo. Portanto, aqui vai um post sobre armas de fogo, especialmente sobre os diferentes tipos de armas de fogo, divididas entre armas curtas e armas longas.


Armas Curtas:

São armas de cano curto, que podem ser disparadas com apenas uma mão, tem precisão e alcance limitados. Podem ser ocultadas num bolso ou jaqueta.


-Revólveres: São armas pequenas (algumas nem tanto), de ação manual (o cão, ou martelo, vai para trás e depois volta, disparando quando se puxa todo o gatilho), municiado através de um tambor.




(Colt Python)


-Pistolas: Qualquer tipo de arma de disparo simples (ou semi-automática) que pode ser disparada com precisão apenas com uma das mãos. São semelhantes aos revólveres, mas a ejeção automática de cápsulas e o armamento automático do cão após cada disparo melhoram o seu desempenho; e a utilização de pentes melhora sua capacidade.



(Beretta 92FS)


-Submetralhadoras: Qualquer tipo de arma que pode ser disparada automaticamente ou semi-automaticamente, utilizando apenas uma das mãos. São bem menores do que as metralhadoras e utilizam a mesma munição das pistolas, permitindo até mesmo a troca de munição.



(HK MP5)


-Escopetas: Espingardas sem coronha (apoio para o ombro), com cabo de pistola e cano curto ou serrado, de alma lisa (cano não raiado), que dispara balotes e cartuchos. Estas armas são devastadoras em combate a curta distância, mas perdem consideravelmente sua eficácia à medida que a os alvos se distanciam.



(Cobray - The Rogue)



Armas Longas:

São armas de fogo com cano longo, com maior alcance e precisão, mas menos mobilidade para tiros rápidos. Devem ser disparadas com as duas mãos e só podem ser ocultadas em um sobretudo ou capa.


-Fuzis: O fuzil é uma arma de cano longo que se tornou o armamento de adotação individual dos combatentes de infantaria dos exércitos modernos. Pode ser de repetição, automático ou semi-automático. Dispara balas de fuzil.



(AK-47)


-Carabinas: São versões curtas dos fuzis de assalto, pouco maiores do que as submetralhadoras. São mais portáteis, com o cano reduzido ou formato bullpup e coronhas rebatíveis ou deslizantes. Dispara balas de fuzil.



(Colt M4)



-Rifles: Armas com grande precisão e longo alcance que utilizam munição de fuzil. Geralmente são semi-automáticos ou de ferrolho. Disparam balas de fuzil.



(Remington M24)


-Metralhadoras: Armas pesadas com altíssima cadência de disparo e recuo, geralmente fixas ou utilizadas com um tripé. Apesar de utilizar munição pesada como os rifles, fuzis e carabinas, sua munição não é compatível com aquelas armas, pois é disposta em cintas no alimentador ou carregadores especiais.



(Browning M2 HB)



-Espingardas: Armas de cano longo, não raiado, que dispara balotes ou cartuchos. As principais limitações dessa arma são o curto alcance de seus disparos e a pouca penetração de seus projéteis. É bom lembrar que esses projéteis, devido ao seu grande tamanho e peso e ao fato de serem disparados em um cano de alma lisa (sem raias), não possuem muito alcance.

(Remington 870)

Evandro Max.

Sent: Tuesday, April 20, 2010 9:47 AM
To: 10
Subject: ♪♫ 10ocupados ♫♪ Aprenda a diferenciar os tipos de armas de fogo


3 comentários:

Anônimo disse...

Faltou revisão... no início critica o uso da expressão "pente" depois, usa a mesma expressão... copia e cola melhor...

Anônimo disse...

Também acho que faltou uma revisão.
No ínicio critica a utilização de "Adotação", informando o correto: "Dotação"; porém, em parte do texto é fácil identificar a palavra errada que ocorre com repetência.

goiano mesmo disse...

obrigado pelo alerta vou tentar corrigir bração