Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 13 de março de 2010

veja as 16 secreções humanas necessárias para a vida



A maioria das causas estão sujeitas a rejeição e tabus, mas sem eles o nosso corpo dificilmente sobreviverá. Referimo-nos aos humores, um grupo incomum de secreções, fluidos, líquidos e muco.

Nossos corpos são literalmente cheia de aberturas que nos permitem respirar, ouvir, ver, guardar, comer nutrientes, expelir resíduos, reproduzir e amamentar a prole.

Cada uma dessas aberturas fornece os micróbios podem se infiltrar no corpo e causa uma confusão que pode ser letal. É por esta razão que não um corpo de entrada única da boca para um dos poros da pele, o que não está devidamente protegido por um mecanismo de defesa.

Grande parte dos humores do corpo envolvidas nesta tarefa. A lavagem constante do colírio de lágrimas, cheio de anticorpos e produtos lubrificantes, limpo de micróbios e poeira da área dos olhos delicados. A saliva que banha continuamente a boca vai matar alguns germes, como bactérias que formam uma placa eo tártaro, e leva ao estômago indesejáveis, que são torrados pelos ácidos do estômago. E glândulas localizadas no interior das orelhas earwax segregam, uma substância oleosa com ação bactericida.

Todas as vias aéreas são revestidas por mucosa que umedecem, lubrificar e prevenir o ataque de agentes infecciosos. Através de uma série de pêlos microscópicos chamados cílios, que constantemente se debulhando digitalização destes neurónios estão constantemente renovada com o único propósito de manter viva a sua eficácia.

Às vezes, glândulas mucosas pedaço de trabalho quando há perigo. Por exemplo, a irritação do nariz ou os brônquios por um vírus provoca uma descarga abundante de muco, que muitas vezes sufoca as vias respiratórias. O muco também violentamente expulsos através de espirros. Embora esta seja uma faca de dois gumes: há cientistas que argumentam que alguns deles são um ardil elaborado pelos agentes para dispersar varonil.

A tosse, que opera sob um estrito controle do cérebro, é também um mecanismo eficiente para livrar o corpo de microorganismos indesejáveis e partículas.

O sistema digestivo tem suas defesas especiais. Embora nós não estamos cientes, o gerente da digestão acompanhar de perto tudo o que temos para a boca. Se um alimento contaminado por um microorganismo ou toxina consegue superar as barreiras da saliva e membranas mucosas da primeira parcela do aparelho digestivo, receptores no estômago pode soar o alerta. Se isso acontecer, o cérebro ativa os mecanismos de náuseas e vômitos. A toxina absorvida expele último antes de prosseguir.

Os problemas na outra ponta do sistema digestivo são cumpridas de uma forma diferente. Em situação normal, os restos de comida são eliminados como fezes, que contêm uma alta contagem bacteriana. No entanto, a infecção e intoxicação, diarréia ocorre um mecanismo de defesa que às vezes é interrompido, sem saber o que isso pode acarretar para a saúde do corpo. Os cientistas descobriram que a administração de antidiarréicos prolonga reabilitação dos pacientes, pois a. Esses medicamentos só são concebidos para lidar com um mecanismo de defesa natural.

Finalmente, o trato reprodutivo, tanto masculino e feminino, com paredes real contra patógenos, embora no caso da luta das mulheres contra. micróbios é mais problemática, porque eles têm uma abertura diferente. No entanto, o trato reprodutivo feminino tem muitas defesas, como o muco cervical. Lua Equipado com poder antimicrobiano poderoso, este muco está constantemente a ser retirado da cavidade abdominal para o exterior. A menstruação é também uma forma útil de limpeza dos dutos do sexo feminino.

O pus

Pus é um humor grosso aparência opaca que aparece na superfície de feridas, abcessos e infectados superfícies ulceradas. São compostas principalmente de uma mistura aleatória de soro, células do sistema imunológico vivo ou morto, e as bactérias responsáveis pela drenagem.

Na verdade, o pus, não é simplesmente o legado de uma batalha brutal entre os linfócitos ou células brancas do sangue e patógenos. A detecção deste no corpo faz com que células do sistema imunológico do corpo são colocados em pé de guerra. Entre as células que chegam ao campo de batalha, os neutrófilos e macrófagos que atacam e destroem bactérias, vírus e outros agentes.

Seu modus operandi é muito agressivo, e que participam na fagocitose, ingestão de células ou seja, o agente invasor. No entanto, quase todos os neutrófilos e muitos, se não a maioria, dos macrófagos, eventualmente, morrer. Depois de vários dias, uma cavidade aparece no tecido inflamado contendo quantidades variáveis de tecido necrosado, células mortas e os tecidos fluidos. Desaparecer após a infecção, a fração celular do pus é autolisado e é reabsorvido pelos tecidos circundantes.

Leite

Durante a gravidez, o hormônio prolactina, que é secretado pela glândula pituitária da mãe estimula a secreção de leite nas glândulas mamárias. Agora, a ação de dois hormônios, estrogênio e progesterona limites de sua produção para alguns mililitros feto: um líquido que flui através do mamilo é chamado de colostro.

Após o nascimento, a concentração dos dois cai hormônio inibitório, e graças à intervenção do hormônio oxitocina, produziu o que é conhecido como mais elevados do leite: ele é conduzido a partir dos alvéolos para os ductos mamários, que fluxo para o mamilo.

O leite materno é o alimento ideal para os bebês. Além de fornecer os nutrientes necessários nas mais fácil de digerir, contém anticorpos e glóbulos brancos que protegem o bebê contra infecções. Além disso, as mudanças positivas que o pH das fezes e da composição da flora intestinal.

Sweat

A pele humana contém cerca de três milhões de glândulas sudoríparas que são responsáveis pela produção de suor e transportado para a superfície através de dutos. Existem dois tipos de glândulas sudoríparas: as écrinas, que permitem que o corpo fresco e apócrinas, que nos dão o perfume pessoal. Estes últimos também são responsáveis pela produção de feromônios, substâncias químicas que afetam a atração sexual.

O suor, que é composta principalmente por água e cloreto de sódio (sal) ajuda a manter o corpo fresco. Portanto, as pessoas suam mais em clima quente. A quantidade de líquidos perdidos através da transpiração é muito variável, dependendo do exercício físico, a temperatura ambiente eo estado mental dos indivíduos (as pessoas suam mais quando está estressado ou nervoso). Normalmente, o volume de suor é de 100 mililitros por dia, mesmo durante o exercício extenuante e temperaturas elevadas perdas de água através da pele, por vezes, sobe para dois litros por hora. Estima-se que 18.000 litros exala o homem em toda sua vida e uma mulher 20.000.

Lágrimas

As lágrimas são um líquido claro e banhar-se solução salina na superfície do olho para mantê-lo constantemente úmido. Eles também contém anticorpos, as substâncias imunológicas que ajudam a prevenir infecções oculares. Cada dia, as glândulas lacrimais, localizadas perto do canto externo do olho, produzem nmedia 30 mililitros de lágrimas. Essas alcançam a superfície ocular através de dutos de pequeno porte que no final das pálpebras. O movimento intermitente, deste tipo de cortinas de ajudar a espalhar a umidade sobre a superfície do olho. A fuga de lágrimas ocorre através do ducto nasolacrimal, um canal que se abre para o nariz.

Um componente importante do filme lacrimal são chamados de lípidos meibomian, uma descarga de amarelo ou branco produzido pelas glândulas meibomian das pálpebras. Esses lipídeos tendem a se acumular nos cantos dos olhos. Enquanto seca, a forma pastosa.

Caspa

Associada com dermatite seborréica, uma inflamação das camadas superficiais da pele, caspa nada mais é do que descamação seca ou oleosa do couro cabeludo, por vezes comichão, mas não a perda de cabelo. Em casos graves, pápulas de cor amarelada ou avermelhada ao longo da linha do cabelo para trás das orelhas, nas sobrancelhas, na região nasal e no peito.

A causa exata da dermatite seborréica é desconhecida e que poderia ter uma origem diferente em crianças e adultos. No primeiro, o aparecimento de caspa estaria associada a alterações hormonais, uma vez que o problema surge na infância e desaparece na puberdade. Recentemente, os dermatologistas descobriram que o gatilho da dermatite pode ser a levedura Pityrosporum ovale, um dos micróbios que vivem no couro cabeludo. Em pessoas com caspa, a camada córnea da pele é alterada. A remoção das células maduras e queratinizado ocorre em aglomerados compactos que são de cor branca ou amarelada.

Saliva

Existem três tipos de glândulas salivares que produzem saliva: as glândulas parótidas, submandibulares e sublinguais. No entanto, existem inúmeras pequenas glândulas acessórias e da membrana mucosa da boca e da língua, juntamente com as três primeiras, ocorrem todos os dias entre 800 e 1.500 mililitros de saliva. Este contém dois tipos de secreção de proteínas: um rico serosa ptialina, enzima envolvida na digestão dos amidos, e de outras mucosas, contendo mucina, o muco que funciona como lubrificação e proteção da superfície vestibular. Assim, o muco evita que os tecidos da boca abortado ulcerar e propagação de bactérias e outros germes, que, aliás, serve para prevenir a cárie dentária.

Além disso, nossa saliva, que tem um pH de 6 a 7, é muito rico em potássio e íons bicarbonato.

A cera nos ouvidos

Também conhecida pelos médicos como cerume, a cera de ouvido é uma substância oleosa natural que é secretado pelas glândulas do epitélio de revestimento do canal auditivo e folículos pilosos. Sua função é basicamente de proteção, como microorganismos que as armadilhas, poeira e outras partículas que podem danificar as estruturas da orelha. Ele também pegou as células mortas do epitélio auditivo. Assim, a noção popular de que o cerume é sinônimo de sujeira não é inteiramente correta, pois é uma forma eficiente, embora rudimentar, de auto-limpeza do sistema.

A partida é armazenado em massas cilíndricas, rígido, marrom, em determinadas circunstâncias, impedir o canal do ouvido e causar dor, coceira e uma perda temporária da audição. Nestes casos, o médico retira a ficha de cera no canal de irrigação com água morna. Isso não é viável quando o tímpano é perfurado ou infectados.

Tártaro

O acúmulo de bactérias é uma das principais causas de doenças periodontais, que inflamam e irreversível destruir as estruturas que rodeiam e suportam os dentes e gengivas, ossos e camada externa da raiz do dente. Escovação incorreta, por exemplo, permite a proliferação de germes na base externa dos dentes, gengivas nível, e depositou em uma película macia, pegajosa. Agora se a placa permanece mais de 72 horas nos dentes, endurece e forma o tártaro. Isto pode causar inchaço doloroso e sangramento da gengiva é chamado de gengivite. Se isto não for verificado no tempo com uma boa higiene oral, não há perigo de que a placa de invadir as estruturas de suporte do dente. Em seguida, aparece ou pyorrhea periodontite, que não requer tratamento médico.

Acne

Na idade de dois anos, as glândulas sebáceas dérmica começam a funcionar. Anexado ao folículos pilosos, glândulas acinares secretam um líquido oleoso denominado sebo, que atravessa o cabelo acima e lubrifica a pele. Além disso, alguns ácidos graxos e outras substâncias presentes no sebo dar às pessoas o seu odor característico.

Durante a puberdade, o aumento da produção de hormônios masculinos ou andrógenos em ambos os sexos desencadeia uma superprodução de sebo. Este é oxidado e forma um entupimento do poro escurecido da pele. Em seguida, aparecem como espinhas ou grãos sebáceas. Para piorar as coisas, esse acúmulo de gordura e células mortas proliferar bactérias como a Propionibacterium acnes, que converte as gorduras em compostos irritantes e favorece a formação de pústulas. Nós então veremos face a assinatura inevitável da acne sem graça, o distúrbio mais comum da pele, afetando a 3 em cada 4 adolescentes.

Lubrificantes Sexo

Durante a estimulação sexual, os órgãos sexuais masculinos e femininos são lubrificados, para assim facilitar a relação sexual e aumentar o sentimento de prazer. Sem uma lubrificação satisfatória, o sexo se torna quase impossível, uma vez que provoca, principalmente no pênis, e as sensações de dor a partir do zero.

Nos primeiros estágios da excitação feminina, chamados de impulsos nervosos parassimpático, e promover a ereção do clitóris, os chamados glândulas de Bartholin, localizadas abaixo dos pequenos lábios, secretam muco. Ela desempenha um papel importante na lubrificação durante a relação sexual, mas também envolvido no epitélio vaginal, que produz grandes quantidades de muco. No homem, a lubrificação do pênis é fornecido pelo uretral e as glândulas bulbouretrais (de Cowper glândulas) que secretam muco. Ela flui através da uretra durante a relação sexual, e auxilia na lubrificação da vagina.

Snot

Todas as vias aéreas do nariz até os brônquios, são mantidas úmidas por uma camada de muco que reveste a superfície completamente. Este líquido pegajoso é secretado em parte, pelos chamados isoladas células caliciformes, que estão localizados no revestimento epitelial e, em parte por pequenas glândulas submucosas.

Além de manter as vias respiratórias húmidas, muco germes armadilhas, pólen e outras partículas estranhas de ar inspirado. Um exército de espécies escova cílios que emergem do epitélio respiratório, cremes sem interrupção do fluxo de muco no lentamente, a uma velocidade de 1 cm / s, do nariz e dos brônquios para a faringe. Em seguida, a massa da mucosa é engolida ou expulsos para o exterior através da tosse.

Excrementos

Em média, uma pessoa defeca diariamente cerca de 150 gramas de fezes, o produto final da digestão. A conversão de quimioterápicos substância grossa, cremosa que resulta da ação do ácido clorídrico do alimento no estômago ocorre nas fezes no intestino grosso, particularmente ao nível do cólon. Os milhões de bactérias na alça intestinal instalado produzir as vitaminas K e B, e gases como hidrogênio, dióxido de carbono, metano e sulfureto de hidrogénio. Estes últimos são responsáveis pela flatulência.

Normalmente, as fezes são compostas de três quartos de água e um quarto de matéria sólida. Este, por sua vez, contém uma grande variedade de itens. Por exemplo, um repouso sólido é composto de 100 gramas por 30 gramas de bactérias mortas, 10 a 20 gramas de gordura ea mesma quantidade de material inorgânico, 3 gramas de proteína e 30 gramas de produtos não digeridos, os traços de pigmentos biliares e desprendimento das células epiteliais.

A cor marrom das fezes é devido a um par de substâncias derivadas de bilirrubina. Referimo-nos à Urobilina e stercobilin.

Menstruação

N o final do ciclo menstrual e na falta de implantação do ovo, a secreção de estrogênio e progesterona cai, provocando uma cascata de eventos que levam a menstruação ou regra. O primeiro efeito da redução do hormônio é que a rede tortuosas dos vasos sanguíneos que fornecem o revestimento do endométrio sofre um espasmo prolongado. Esta brutalmente privados do fornecimento de sangue para a mucosa, causando sua necrose e desprendimento.

A massa de tecido descamadas e sangue se acumular logo após o relaxamento do espasmo, iniciar as contrações uterinas, que expulsar o conteúdo uterino. Durante a menstruação normal 3 perdeu 50 a 100 mililitros de sangue, ou seja, o equivalente a metade de um copo, em média. Na maioria dos casos, o fluido menstrual não formar coágulos, porque junto com o material necrótico é liberado endometrial fibrolisina, uma enzima que dissolve os coágulos e dilui o sangue.

Vómitos

A expulsão forçada do conteúdo do estômago através da boca é chamado de vômito. Esta é uma das formas mais marcantes pelo qual o corpo elimina substâncias consideradas tóxicas ou nocivas e comida estragada. Eles também constituem um estímulo particularmente forte para vômitos irritação ou inflamação do estômago, intestino ou da vesícula biliar.

Ambos os vómitos e náuseas, sensação desagradável no abdômen que muitas vezes acaba com o primeiro-são causados pela ativação do centro do vômito bilateral chamado, localizada em uma estrutura cerebral chamada de medula. Isso desencadeia reações motoras automáticas necessárias para fazer com que o ato de vomitar. Em sua primeira fase, há uma série de movimentos anti-peristálticos que tornam os alimentos acumulados nas regiões intestinais tão remota como o íleo rebobinamento ao duodeno e do estômago. A contração destes, juntamente com o relaxamento parcial do esfíncter inferior do esôfago, permitindo a passagem de conteúdo gastrintestinal para o esôfago. O que acontece agora é quase inevitável: ele abre o esfíncter superior do esôfago, fecha a glote, o palato mole eleva-se a fechar o acesso ao nariz e, finalmente, uma forte contração para baixo do diafragma e músculos abdominal ejetados violentamente vômitos.

Semen

Cada testículo humano é composto de até 900 espiral seminísferos túbulos, cada um mais de 05 metros, nas quais o esperma é formado. Antes de ejaculação durante o sexo, essas células móveis viagem através de diferentes canais de ser banhada por um fluido especial chamado sémen. 10% dele é composto de esperma.

O resto é líquido da vesícula seminal (60%) e da próstata (cerca de 30%). O último segrega um líquido leitoso menos densa e contendo íons de citrato de cálcio e fosfato, e profibrinolisina enzimas de coagulação.

Por sua vez, cada vesícula seminal, um tubo de enrolamento, lobed e coberto com epitélio secretor, esperma impregnado com um material mucóide rica em ácido cítrico, frutose e outros nutrientes, bem como prostaglandinas e fibrinogênio. Isso forma um coágulo fraco que mantém a colheita nas regiões mais profundas da vagina, na altura do colo do útero.

Urina

Um micciona adultos entre um e oito vezes por dia, e derrame, em média, um total de 1,5 litros de urina. Controladas por neurônios no tronco cerebral, o desejo de urinar ocorre quando o corpo do tanque onde se acumula na bexiga, atingindo um volume de 250 ml, embora você possa voluntariamente adiar até meio litro. Mais do que um desperdício, a urina é um líquido contendo substâncias no corpo eliminada porque, actualmente, não precisa deles. Fabricado em glomérulos dos rins, este fluido é água, 95%, uréia 2,5% e uma mistura residual de minerais, hormônios, enzimas e pigmentos. Estes são precisamente os principais responsáveis pela cor da urina. Não se esqueça que, dependendo de sua concentração pode variar de incolor a amarelo escuro. Neste caso, o tom é devido à presença de algumas substâncias corantes conhecidas cromogénios, como Urobilina, um derivado da bilirrubina.

Leia mais em: 16 de secreções humanas necessárias para http://www.pulsodigital.net/2009/04/16-secreciones-humanas-necesarias-para.html vida # ixzz0i6i7v0F6

Nenhum comentário: