Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 30 de março de 2010

As cinco frases que você mais vai ouvir em Orlando (e como respondê-las)



Os americanos que trabalham nos parques, lojas e hotéis são, na sua grande maioria, muito educados e gentis conosco, porque sabem que vamos gastar os tubos naquela cidade. Além disso, especialmente nos parques, todos cumprimentam os turistas. Assim, para que você, que não fala inglês, não fique perdido, montamos um guia com as frases mais faladas e como você deve respondê-las:
1 - A frase: Hi, folks. How are you today? (Rai folqs. Rau ar iu tchudei?)
Que significa: Oi pessoal. Como vocês estão hoje?
Quando você vai ouvir: em qualquer loja, quiosque, vendedor de cachorro-quente etc que entrar ou abordar
Se você não fala inglês, responda: fine (faine)
Se você fala inglês: dê uma explanação sincera e detalhada de todos os seus sentimentos e sensações. Só para ver até quando o atendente vai conseguir segurar o sorriso.

2 - A frase: How many? (Rau méni)
Que significa: Quantas pessoas?
Quando você vai ouvir: nos brinquedos, quando eles estão organizando as filas (sim, eles fazem isso!)
Se você não fala inglês, responda: faça um sinal com os dedos indicando quantos
Se você fala inglês: lembre-se de sua terceira aula de inglês e diga algo entre "one" e "ten".

3 - A frase: Please remain sited until the full stop of your cart (Plis rimein cited ãntiu de ful istóp óf iour cart)
Que significa: Por favor, fique sentado até a parada total de seu carro.
Quando você vai ouvir: nos brinquedos, especialmente montanha-russa, quando a viagem frenética chega ao final e você está pensando seriamente em sair dali diretamente para o banheiro.
Se você não fala inglês, responda: não responda. Fique sentado e espere, oras. Ou você pode se arrebentar. Depois corra para o banheiro.
Se você fala inglês: também não responda. Fique sentado, espere e fale para quem estiver do seu lado: what a ride, man! But I think I´m gonna throw up.

4 - A frase: Bye guys. Thank you. Have fun! (Bai gais. Sanq iu. Rev fãn)
Que significa: Tchau, pessoal. Obrigado. Divirtam-se!
Quando você vai ouvir: em todas as lojas, de todos os parques.
Se você não fala inglês, responda: dê um sorriso e faça um sinal com a cabeça.
Se você fala inglês: dê um sorriso e também faça um sinal com a cabeça.

5 - A frase: Oh my God, you´re hot. How about going to my place after my shift? (ou mai gód, iur rót. Rau abaut goin tchu mai pleice éfter mai shift?
Que significa: O meu Deus, você é um gato. Que tal ir para minha casa depois do meu expediente?
Quando você vai ouvir: em seus sonhos depois de um jantar no Hooters.
Se você não fala inglês, pense: eu realmente deveria ter prestado atenção nas aulas de inglês do colégio.
Se você fala inglês: continue sonhando, cara.


fonte http://vidaeestilo.terra.com.br/

Nenhum comentário: