Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

dicas para o lanche escolar



volta às aulas, entre as muitas preocupações que traz aos pais, é momento de pensar também no lanche das crianças. E não se pode descuidar. É preciso que o cardápio priorize os alimentos saudáveis. Além disso, as condições de transporte e acondicionamento do lanche escolar são importantes atentar para que a sua qualidade na hora do consumo no recreio não esteja comprometida.

Visando orientar os pais a prepararem um lanche escolar saboroso, nutritivo e saudável para seus filhos, o Big Lar convocou uma de suas nutricionistas para dar algumas dicas. Claiza Terra lembra que é na infância que se criam os hábitos alimentares, “e por isso deve-se incentivar uma alimentação saudável, introduzindo frutas e verduras no cardápio, bem como cereais integrais e alimentos com baixo teor de gordura”.

E faz um alerta: “O tipo de lanche depende das condições de armazenamento que a escola oferece, se tem ou não geladeira”. Se a escola tiver geladeira disponível para os alunos, prefira os achocolatado e suco caseiro; os sanduíches naturais com pão integral e recheios de queijo branco, requeijão, creme de iogurte natural com ricota e aveia; leite fermentado e iogurtes; biscoitos integrais; bolos caseiros – preferir sem cremes; frutas e gelatina.

Se a escola não tiver geladeira disponível para acondicionar o lanche dos alunos, prefira achocolatado e suco industrializado (caixinha – pasteurizado); pão integral com geléia de fruta, torrada integral; vitaminas de caixinha; biscoitos integrais; bolos caseiros sem recheios e cremes; e frutas.

Os lanches, lembra Claíza, devem ser transportados em lancheiras verdadeiramente térmicas. “Assim ele estará protegido, não correndo o risco de deteriorar, e gostoso na hora do consumo”, acrescenta.

A nutricionista observa que muitas escolas ainda mantém cantinas que vendem frituras, refrigerantes e outros produtos não recomendáveis para uma alimentação saudável para crianças. Nesses casos, Claíza recomenda que não faz mal liberar os filhos uma vez por semana ou a cada 15 dias a ingestão desses alimentos. “Mas oriente para que comprem os salgados assados por serem menos gordurosos. Vale também conhecer a cantina da escola para saber se a mesma possui boas condições higiênico-sanitarias”.

Dicas de cardápios:

1 caixinha de achocolatado ou 200ml

1 fatia de pão integral com geléia

1 fruta

1 caixinha de suco concentrado ou 200ml de suco caseiro

3 unidade de biscoito integral (ex: cookies ou tipo cream cracker)

1 fruta

1 unidade de leite fermentado ou iogurte

1 fatia de bolo*

1 fruta

1 caixinha de vitamina

2 unidade de torrada com requeijão

1 potinho de gelatina



1 caixinha de suco concentrado ou 200ml de suco caseiro

sanduíche integral leve com rúcula, tomate e creme de iogurte com aveia e ricota (utilizar uma fatia de pão – partir ao meio e colocar o recheio entre as fatias)

1fruta



*Dicas de bolo: bolo de granola light, bolo de aveia banana e canela, bolo de mel com bananas, bolo de beterraba, bolo de cenoura etc.

Sucos

Laranja - Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.

Maçã - Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.

Abacaxi - Indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.

Mamão - Estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.

Manga - Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue. Rica em fibras.

Morango - Indicado em casos de diarréia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Maracujá - Tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.

Acerola - Combate a debilidade e fadiga do organismo, a perda do apetite, e também as gripes e afecções pulmonares.

Açaí - Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.

Melão e melancia - Têm propriedades diuréticas, auxiliando no funcionamento dos rins.

Consuma sem açúcar ou com pequenas quantidades.



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: