Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 13 de fevereiro de 2010

DICAS DE SEDUÇÃO PARA O CARNAVAL



Vou deixar umas "dicas" que achei muito legal vindas direto do Blog Atitude de Homem, um guia prático para as festividades Carnavalescas.

1) Reúna os amigos: ir pro shopping sozinho ou mesmo para a balada, ok.. Mas Carnaval sozinho não tem a menor graça! Com amigos sua festa será pelo menos dez vezes melhor. Bons amigos estarão do seu lado incentivando quando abordar as mulheres, servirão como bons co-pilotos quando uma gata estiver duro na queda. Isso sem falar que você pegar aquela morena de minisaia e não ter ninguém pra contar não tem graça alguma!

2) Aborde muitas mulheres: aliás, aborde tantas mulheres quanto possível. Se em dias “normais” uma vozinha imaginária fica falando na sua cabeça que você não terá a menor chance com aquela gata, não há melhor oportunidade para vivenciar o mindset de abundância.

3) Fantasias podem ser interessantes: dependendo de sua criatividade, fantasias podem ajudar bastante a conhecer novas mulheres (alguém já ouviu falar de peackoking?). Mas nem sempre o sexual e explícito é o melhor... já vi Bob Esponja pegando mais que Super Homem e Tarzan juntos! Dê uma olhada nas lojas de fantasia ou peça alguém para fazer uma para
você. Para blocos de rua, sempre é uma boa.

4) Não beba afim de “pegar um grau”. Sei que pedir para não beber no
Carnaval pode ser missão impossível, mas se quiser realmente se dar bem com as gatas e não brochar na hora H, nada de exagerar na bebida. 90% dos outros caras estarão bêbados. Seja um cara legal, divertido, sem precisar ficar com bafo de onça.

5) Esqueça as aberturas de opinião! Ao abordar uma mulher no Carnaval, não tente iniciar a conversa com perguntas inderetas, como “Você sabe me dizer quando uma outra mulher está usando maquiagem?”. Ou, com algo do tipo “Quem mente mais, o homem ou a mulher?”. Esse é um estilo norte-americano de iniciar conversas, com relativo resultado nas baladas de lá. Aqui no Brasil, no carnaval, isso seria bizarro! E o pior de tudo é que tem cara que insiste nisso em em mais uma dúzia de enlatados, que carrega anotados no bolso (detalhe: virgem aos 22!).

6) Aposte no natural: procure desenvolver conversas interessantes naturalmente. Ser natural significa que você consegue atrair uma mulher por quem você é, e não pelo que você faz para agradá-la. Decorar enlatados e mais enlatados e não conseguir manter uma convesa natural não vai ajudar em nada.

7) Abra com um simples ‘Oi’: ficar cinco minutos pensando na abertura ideal pode ser o suficiente para que você perda para um cara qualquer. E se você soubesse de antemão que o cara disse um simples ‘Oi’, você ficaria puto de não ter feito a sua abordagem antes.

8) Deixe a logística preparada: mesmo que você esteja a seis meses sem transar com mulher alguma, não seria nenhuma novidade se pintar oportunidade de levar aquela gata para cama (bem antes do que você imagina). Para não desperdiçar oportunidades, que infelizmente, podem demorar a aparecer novamente, sempre tenha uma logística preparada. Pode ser um apartamento próximo, a casa de um amigo, carro, etc.

9) Não entre em campo achando que a partida está ganha! Não é porque as mulheres estão mais sociáveis que aquelas beldades que sempre te ignoraram vão querer liberar fácil. Você terá que trabalhar duro para chegar no seu objetivo. Lembre-se que no inicio da festa, todos homens são iguais. Depende de você começar a abrir todo mundo.

10) Comporte-se como o prêmio, sempre! Não se comporte como um cachorrinho para pegar uma mulher. Ser o prêmio significa que você tem uma percepção de valor tão elevado, ao ponto que mesmo que estiver com uma mulher muito gata, saber que é ela “quem está se dando bem” em ficar com um cara tão bacana quanto você.
Por Béio Cardoso



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: