Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 20 de fevereiro de 2010

Dicas de roupas que afinam a silhueta!



As mulheres não gostam de estar acima do peso, pois o mundo da moda é cruel e sempre privilegia somente as magrinhas, não fazendo roupas que caem bem em quem está gordinha. Mas, se você sempre tem dúvidas na hora de escolher uma roupa que te deixe mais bonita e feliz, leia a seguir algumas dicas de como ficar mais magra sem muito esforço, apenas pensando bem na hora de se vestir.

* Quem está acima do peso deve sempre investir em blusas que tenham o decote em V. Esse decote afina o corpo, e chama a atenção para o colo, que é uma parte muito bonita e sexy do corpo das mulheres.
* Nunca use blusas sem decote, ou que tenha a gola "careca". Esse modelo, além de ser feio, engorda, pois é muito redondo e não afina o corpo da mulher.
* Lembre-se que tecidos escuros sempre emagrecem. Invista em roupas pretas, marrons, chocolates, ou com a cor azul marinho e verde ocre.
* As estampas devem ser sempre evitadas, mas se você não quer abrir mão delas escolha aquelas de desenho pequeno, com fundo escuro e acrescente algum acessório na sua produção, como uma bijuteria ou uma bolsa bonita.
* Quem está fora do peso não está proibida de usar saias. Mas nunca use nada volumoso. Saias ajustadas ao corpo, de cor escura e corte reto e clássico (tipo saia de secretária, social) são uma ótima pedida, pois afinam e deixam mais magra.
* As calças devem ser sempre bem cortadas e alinhadas ao corpo da mulher. Nunca use calças justas demais, ou larga demais. O modelo jeans clássico, com a cintura não tão baixa, e a perna não muito larga, fica lindo e disfarça qualquer gordurinha.
* Os casacos devem ser sempre mais ajustados e finos. Nunca use casacos volumosos, ou que deixem parte do quadril à mostra. Use casacos que tampem o cós da calça (mas não o bumbum) e que sejam justos nos braços.
* Os vestidos devem ser no máximo até a altura do joelho, e de tecidos escuros. Invista nos decotes e lembre-se de ajustar os vestidos ao corpo. Se você estiver gordinha e usar algo muito largo, ficará ainda mais gordinha.
* Se você tem uma barriguinha saliente, use sempre uma calcinha que seja mais alta e que aperte a barriga. Seu corpo ficará mais modelado, e você ficará bonita em qualquer roupa.
* Lembre-se sempre que uma ótima pedida para disfarçar as gordurinhas é sempre andar com um acessório legal, como uma presilha no cabelo, uma bolsa, um anel, ou um sapato bonito. O legal é sempre chamar a atenção para outras partes do corpo.


Fonte: Aurélio.net



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: