Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


domingo, 14 de fevereiro de 2010

Brilho e cores naturais na maquiagem



Considerando o tom de pele para não haver atrito com o visual, peles negras e morenas podem investir nos tons terrosos a acobreados. A pele branca fica bem com tons que vão do acobreado ao dourado, enquanto tons mais fechados de terracota e terrosos podem ser incluídos na produção das peles olivas, como a das asiáticas.

Nas produções mais elaboradas, a sombra metálica ganha força. Segundo Bruno Di Maglio, maquiador do Red Door Salon and Spa, peles claras e rosadas ficam bem com dourados mais claros, com maior intensidade da cor nos cantos externos dos olhos e suavizados com iluminadores na parte interna.

Para não ficar com o visual pesado durante o dia, a dica é não exagerar na cintilância em volta dos olhos. Se optar pelo olhar mais iluminado, evite brilho nos lábios e vice-versa.

Leia também sobre…

Truques de beleza

Cores só para adolescentes

Beleza pura à prova de borrões

Segredos de maquiagem

Já durante a noite, a sombra aparece como vedete. A dica é usar cores mais escuras e intensas na área externa dos olhos, suavizadas no meio, e com um meio termo de dois tons nas áreas internas.

O naturalismo do nude (tons de bege) é hit nas roupas e também no make da estação quente. A dica é sempre vir acompanhado no iluminador e no blush.

A sensação volta a ser delineadores com traços mais marcantes, com a espessura mais larga e, dependendo da ocasião, pode ser usado durante o dia também. Usado sobre o preto, o delineador azul também é hit, que dá um clima fashion ao look.

Para uma pele com aparência saudável, vale fazer uso de hidratantes com toques de luz, que dão um aspecto viçoso e jovial ao rosto. Mas o cosmético exige atenção por conta do tipo de pele de cada mulher. “Uma pele mais oleosa precisa de uso moderado e de hidratantes com apresentação de tônico”, lembra o maquiador.

Para encobrir falhas e melhorar a forma das sobrancelhas, vale fazer uso de rímel incolor e esfumar com sombra marrom ou delineador com a ponta seca.

Dicas de misturas de blush

Negras: terracota com leves toques de cereja na parte superior das maçãs do rosto (próxima as têmporas).

Morenas: tom mais suave de terracota e toques de cereja na parte superior.

Branca e branca-rosada: cereja na parte inferior (nas bochechas) , nude-rosado sobre o cereja e, na parte superior, somente o rosado.

Asiáticas: terracota (para pele mais escura) e cereja, evitando o rosado (para as mais claras).

O batom - Vale apostar em cores mais quentes, como marrons, dourados e acobreados, vermelhos mais terrosos e o rosa-salmão.





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: