Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 6 de fevereiro de 2010

10 dicas para um sexo seguro durante a gravidez. Veja!




Então mesmo com aquele barrigão, as mulheres querem se sentir desejadas e ter relações sexuais com os seus parceiros. Mas tanto as futuras mamães como papais se sentem inseguros e com medo que a relação possa machucar o bebê. Para ter certeza de que nada vai acontecer com o seu filhinho, separamos algumas dicas para que você possa ter um sexo “seguro”.


1. Tente evitar posições em que a mulher fique por baixo. Pode ser mais confortável para a futura mamãe para ficar por cima ou até mesmo de lado, conforme o desenvolvimento do bebê.

2. A penetração deve ser até o ponto em que seja confortável para a mulher. Cabe a ela orientar o parceiro.

3. A água ou o ar (ou qualquer objeto entranho) na vagina não devem fazer parte da “brincadeira” entre você e o parceiro sexual durante a gravidez. Cuidado com acessórios e duchas, não são recomendadas para grávidas.

4. Compreensão, empatia, criatividade e um bom humor são ferramentas indispensáveis para fazer amor com o seu marido ou parceiro durante a gravidez. Nesse período a mulher se sente indesejável, portanto o homem deve entender o que ela está passando antes de querer ter relação.

5. A mulher precisa se sentir capaz de dizer “não”. O homem tem necessidades, mas ele entende que a parceira está em uma época de fragilidade. Além disso, os hormônios podem agir no humor dela, sendo assim, se ela não está com vontade, respeite.

6. Se uma mulher estiver com risco de parto, tanto o orgasmo como a relação deve ser evitada. E homens precisam ter cuidados extras nos seios e nos mamilos, pois ambos ficam muito sensíveis na gravidez.

7. Se o médico não aconselhar, evite qualquer tipo de atividade sexual. Geralmente, eles acham saudável para os bebês. Mas, caso não indique é porque pode prejudicar a mãe ou o seu filho. Sempre tire as dúvidas com o profissional.

8. O sexo deve ser evitado se a bolsa estourar e o líquido amniótico estiver escorrendo. Isso significa que o bebê chegará em poucas horas, portanto a mulher deve ir direto para o hospital.

9. Jamais tenha relações se você ou seu parceiro foram expostos à alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível). Se desejar use uma camisinha ou um espermicida (substância que mata os espermatozóides).

10. Se você tem relações com freqüência, discuta com o parceiro quais serão os métodos anticoncepcionais pós-parto. Sempre é bom planejar os filhos. E lembre-se que após o nascimento a mulher deve esperar um tempo até cicatrizar os ferimentos, tanto de parto normal como de cesária.





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo

coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: