Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Família de Jaycee sequestrada a 18 anos fala pela primeira vez sobre reencontro


A família da americana Jaycee Lee Dugard, sequestrada na infância e mantida em cativeiro por 18 anos na Califórnia, se pronunciou publicamente pela primeira vez desde sua libertação.

A tia de Jaycee , Tina Dugard, disse ao jornal Orange County Register que o reencontro com a moça, hoje com 29 anos, provocou "muitos sorrisos, lágrimas e abraços" entre os familiares.

Ainda segundo Tina, as duas filhas que Jaycee teria tido com seu sequestrador, com 15 e 11 anos, "entenderam o que está acontecendo", mas estão impedidas de acompanhar o caso na mídia.

O suposto pai das meninas, Phillip Garrido, e sua esposa, Nancy, foram presos na semana passada e acusados de terem sequestrado Jaycee Lee em 1991.

'Bonita'

O reencontro de Jaycee com sua mãe, Terry Probyn, ocorreu em um local não divulgado no norte da Califórnia, na presença de policiais e psicólogos.


Família divulgou nova foto de Jaycee Lee Dugard

Tina Dugard, que passou cinco dias com a família, disse ao jornal californiano que percebeu "um clima de conforto, otimismo e alegria".

"As pessoas talvez pensem que o reencontro foi uma coisa horrível e assustadora para todos nós... Mas essa coisa horrível e assustadora aconteceu 18 anos atrás e continuou acontecendo durante estes 18 anos. A escuridão e o desespero acabaram", afirmou a tia de Jaycee.

Segundo Tina, ela e a sobrinha se reconheceram imediatamente. "Ela está muito bonita", disse.

Ela afirmou ainda que as duas filhas de Jaycee pareceram muito "educadas e inteligentes".

Após a entrevista exclusiva ao jornal, Tina também conversou com jornalistas no escritório do FBI em Los Angeles, quando deu mais detalhes sobre o reencontro.

"O sorriso no rosto da minha irmã (a mãe de Jaycee) era tão vasto quanto o mar", descreveu.

"Minha família está vivendo um momento de muita alegria. Rimos e choramos juntas, mas também passamos momentos quietos, apenas aproveitando a companhia umas das outras."

"Jaycee se lembra de todos nós, e está adorando conhecer melhor a irmã dela, que era apenas um bebê quando ela foi sequestrada", disse Tina.



Tina Dugard disse que ela e a sobrinha se reconheceram imediatamente

Outro crime

Um porta-voz da família disse que não serão dados detalhes de como ocorrerá o processo de reabilitação psicológica de Jaycee e suas filhas.

Jaycee tinha 11 anos quando foi sequestrada em frente à sua casa, em South Lake Tahoe.

Ela teria sido mantida por 18 anos em uma área secreta composta por barracas e cabanas de madeira atrás da casa de Garrido em Antioch, na zona leste de San Francisco.

Garrido cumpria pena de liberdade condicional pelo estupro de uma jovem de 14 anos, ocorrido em 1972, e o sequestro foi descoberto depois de ele ter sido intimado a depor por seus supervisores.

A intimação ocorreu depois que duas policiais suspeitaram de seu comportamento quando ele tentou entrar no campus da Universidade da Califórnia em Berkeley para distribuir panfletos religiosos, em companhia das duas filhas.

Na quinta-feira, a polícia de Antioch deu mais detalhes do crime ocorrido em 1972, quando a jovem de 14 anos foi drogada e estuprada em um hotel.

Segundo o delegado, há uma "boa chance" de que comecem a aparecer notícias de outros crimes cometidos por Garrido.





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."

Nenhum comentário: