Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 4 de agosto de 2009

Viciado em internet é agredido até a morte em clínica



Polícia chinesa investiga caso envolvendo jovem de 15 anos na China

A Polícia chinesa investiga a morte de um adolescente viciado em internet aparentemente agredido pelos próprios atendentes em uma clínica de reabilitação na região de Guangxi Zhuang, no sul do país, informou o diário China Daily.

Quatro funcionários do Campo de Treinamento de Salvação Qihang, com base em Nanning, capital regional, foram detidos sob suspeita de ferirem propositalmente Deng Senshan, um estudante de 15 anos.

Deng foi declarado morto na tarde do domingo no hospital de Wuxu, em Nanning, segundo um relatório médico ao que teve acesso o diário China Daily.

No entanto, a agência Xinhua assegura que o pai do jovem, Deng Long, foi informado no domingo de manhã sobre a morte.

O objetivo do confinamento era reabilitar Deng de seu "mau comportamento, recuperar a confiança e ter atitudes positivas na vida", segundo o acordo assinado entre a clínica e o pai.

Logo após chegar, funcionários da clínica confinaram Deng e nessa mesma tarde o agrediram. Uma cláusula no contrato indicava que "o centro poderia tomar as medidas necessárias, incluindo o castigo, para educar o adolescente, sempre e quando essas medidas não suponham maus-tratos ou vão contra sua saúde".

A morte de Deng desencadeou várias denúncias sobre os métodos usados por esse tipo de clínica, frequentemente associadas a bases militares.

A clínica em que Deng morreu, onde ainda estão reclusos cerca de 100 jovens, ainda não deu explicações sobre o caso.

A China conta com a maior população de usuários de internet do mundo, 320 milhões, dos quais ao menos 10 milhões são considerados viciados, segundo a Associação Chinesa de Internet para a Juventude.

Os métodos para atenuar a dependência são frequentemente pouco ortodoxos, como o uso de eletrochoques, o que teve que ser proibido pelo Ministério da Saúde em julho.

AGÊNCIA EFE
"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

INACREDITAVEL O CARA TA VENDENDO RESTOS MORTAIS E DIZ SER DE JESUS CRISTO
Pastor constrói igreja com 10 mil garrafas PET em SC
Obama, depois de visitar o médico de Michael Jackson!...
CONHESA A CIDADE QUE queima Desde 1969
saiba o que e CAPITAL DE GIRO
Dez dicas para você viver melhor...
PEIXE ESTRANHO ENCONTRADO EM BAÍA POLUÍDA
Propaganda da Funerária Central
as 15 pessoas famosas mais sem higiene da historia
visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google
[OBS] CASO QUEIRA COMENTAR POR FAVOR DEIXE SEU I MAIL PRA QUE EU POSSA RESPONDER DESDE JA OBRIGADO.

Nenhum comentário: