Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


domingo, 9 de agosto de 2009

SEU SIGNO, SUA ERVA



É comum o ariano não saber como se controlar.
A impulsividade é uma de suas características. MIL-FOLHAS é o nome da erva que diminui a ansiedade, atuando no sistema nervoso. Um chá dessa erva traz efeitos relaxantes.


O taurino geralmente não consegue demonstrar seus sentimentos nem expressar suas idéias com facilidade. Quando a garganta fica presa, a MALVA entra em ação na forma de chá para beber ou para fazer gargarejos.

Trabalhador incansável, o geminiano está exposto à muita agitação, o que acarreta problemas de estômago e pele. Para combater o stress ou os lapsos de memória, beba um chá de HORTELÃ-PIMENTA ou apenas masque suas folhinhas.

A sensibilidade à flor da pele dos cancerianos os deixa vulneráveis a ambientes carregados de energia negativa. Usar ARTEMÍSIA em banhos e chás ajuda a renovar o ânimo e espantar os maus fluídos.

O exagerado esforço mental, comum na vida dos leoninos, gera um cansaço físico muito grande. Nesses horas, um banho ou um chá de ALECRIM é revigorante e dá um chega prá lá na depressão.

A mania de pensar em cada detalhe de tudo o que faz é muito desgastante e prejudicial aos virginianos, quando levada ao extremo. Quem nasce sob esse signo deve se policiar, com freqüência, para que isso não aconteça. Um chá de ERVA-DOCE é ótimo calmante.

Algumas incertezas são suficientes para abalar o sistema nervoso do libriano. Aumentar a autoconfiança e colocar as idéias em ordem é do que ele necessita para conquistar as coisas que deseja. A ALFAZEMA proporciona o equilíbrio e pode ser usada em banhos e chás.

Geralmente, a pessoa nascida sob Escorpião demora a identificar suas reais vontades, além de ter dificuldades para dar o primeiro passo - por isso, sempre acaba tendo de remediar ao invés de previnir. Para garantir a iniciativa, chá de CARQUEJA.

A busca de novos desafios e o excesso de trabalho físico e intelectual são constantes na vida do sagitariano, que muitas vezes sente-se esgotado. Tensão e dores musculares tornam-se freqüentes, deixando-o ainda mais abalado. Um banho ou chá de SÁLVIA combate o stress.

A rigidez consigo mesmo e com o mundo pode levar o capricorniano a viver cheio de bloqueios. Para aproveitar melhor as oportunidades, um chá de CAVALINHA ajuda a expulsar a negatividade.

A mente do aquariano não tem sossego. É difícil desligar-se dos problemas do dia-a-dia, o que pode levá-lo à insônia, indigestão ou à falta de apetite. Para ajudar, a MELISSA acalma e elimina vícios físicos e mentais.

O pisciniano é do tipo que vive no mundo dos sonhos. Leva a vida com pouca ordem e disciplina, e viver com os pés no chão é um grande desafio. Colocar os pés de molho em chá quente de MANJERICÃO é a dica ideal para manter a mente em sintonia com a realidade.



pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

na idades media não existia banheiro nem privada e ai como era feito as nesecidades nas cidades e castelos
Alimentação:Inclua os alimentos anti barriga na dieta
visite o orkut do goiano clik aqui

e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: