Olhem como qualquer reclamação de um cliente pode levar a uma
descoberta totalmente inesperada do seu produto. Parece coisa de
louco, mas não é:
Esta é a moral de uma história que está circulando de boca em boca
entre os principais especialistas norte-americanos em atendimento ao
cliente.
A história ou 'causo', como está sendo batizada aqui no Brasil, começa
quando o gerente da divisão de carros da Pontiac, da GM dos EUA,
recebeu uma curiosa
carta de reclamação de um cliente. Eis o que ele escreveu:
'Esta é a segunda vez que mando uma carta para vocês, e não os culpo
por não de responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós
temos uma tradição
em nossa família, que é a de tomar sorvete depois do jantar.
Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo do
sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo.
Recentemente comprei um novo Pontiac e, desde então, minhas idas à
sorveteria se transformaram num problema.
Sempre que eu compro sorvete de baunilha, quando saio da loja para o
carro, o carro não funciona, se compro qualquer outro tipo de sorvete,
o carro funciona
normalmente.
Os senhores devem achar que eu estou realmente louco, mas não importa
o quão tola possa parecer minha reclamação. O fato é que estou muito
irritado com
meu Pontiac'.
A carta gerou tantas piadas do pessoal da GM que o presidente da
empresa acabou recebendo uma cópia da reclamação, ele resolveu levar a
sério e mandou um
engenheiro conversar com o autor da carta.
O funcionário e o reclamante, um senhor bem-sucedido na vida, foram
juntos à sorveteria no fatídico Pontiac.
O engenheiro sugeriu sabor baunilha para testar a reclamação e o carro
efetivamente não funcionou.
O funcionário da GM voltou nos dias seguintes, à mesma hora, e fez o
mesmo trajeto, e só variou o sabor do sorvete.
Mais uma vez, o carro só não pegava na volta quando o sabor escolhido
era baunilha.
O problema acabou virando uma obsessão para o engenheiro, que passou a
fazer experiências diárias, anotando todos os detalhes possíveis e,
depois de duas
semanas, chegou à primeira grande descoberta.
Quando escolhia baunilha, o comprador gastava menos tempo, porque não
precisava ficar escolhendo o tipo de sorvete e este estava bem na
frente.
Examinando o carro, o engenheiro fez nova descoberta: como o tempo de
compra era muito mais reduzido no caso da baunilha, em comparação com
o tempo dos
outros sabores, o motor não chegava a esfriar. Com isso, os vapores de
combustível não se dissipavam, impedindo que a nova partida fosse
instantânea.
A partir deste episódio, a Pontiac mudou o sistema de alimentação de
combustível e introduziu a alteração em todos os modelos a partir
desta linha.
Mais que isso, o autor da reclamação ganhou um carro novo, além da
reforma do que não pegava com sorvete de baunilha.
A GM distribuiu também um memorando interno, exigindo que seus
funcionários levem a sério até as reclamações mais estapafúrdias, '
porque pode ser que uma
grande inovação esteja por trás de um sorvete de baunilha' diz a carta da GM.
Isso serve para as empresas nacionais que não tem o costume de dar
atenção a seus clientes, tratando-os mal algumas vezes.
Com certeza esse consumidor americano comprará um outro Pontiac,
porque qualidade não está apenas dentro da empresa, está também no
atendimento que oferecemos
aos nossos clientes.
pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui
veja também
- A pobreza é triste (para refletir)
- IMAGINE O TAMANHO DA DITA CUJA !!!!!
- PINTO EDUCADO
- Mitos sobre nova gripe na internet
- Bing - Um buscador muito inteligente
- Frases Porretas
- coisas do Cotidiano
- Modelo será açoitada por tomar cerveja na Malásia
- Descubra as vantagens e desvantagens da amizade en...
visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
As pessoas são pesadas demais
para serem levadas nos ombros;
leve-as no coração."
Nenhum comentário:
Postar um comentário