Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Efeitos da Coca Cola nos dentes.



Existem alguns mitos à volta da questão do efeito da Coca Cola nos dentes, um deles é a célebre experiência de colocar um osso de frango ou um dente num copo com Coca Cola. Após alguns dias, o osso ou o dente estarão desmineralizados. Em parte, o mito é verdadeiro, já que a concentração ácida da Coca Cola é suficiente para promover estragos, mas por outro lado outros fatores não são levados em consideração: a saliva contém minerais (como o cálcio e fósforo) que repõe as perdas minerais normais do esmalte dos dentes. Mas a Coca Cola pode causar problemas nos dentes:
Erosão dental:
Com um PH bastante ácido (por volta de 2,3) um dos principais problemas causados pela Coca Cola é a erosão dos dentes, através da redução da dureza do esmalte e da dentina logo após o consumo do refrigerante. Cáries: Qualquer carboidrato fermentável contido nos alimento interage com as bactérias da placa dentária, gerando um ácido que retira minerais do esmalte dos dentes. Se esse processo de desmineralização não for controlado, o dente desenvolverá cáries. A quantidade de açúcar presente na coca cola é de 21 gramas por cada 200 ml da bebida. Manchas: Outro mito que circula por aí é o efeito de clareamento dos dentes que o ácido cítrico presente na Coca Cola pode promover. Neste caso, é completamente infundado, já que os pigmentos presentes na coca cola podem causar manchas nos dentes difíceis de remover. Os pequenos microporos criados no esmalte dentário decorrentes do desgaste é que são os responsáveis pelo acumulo destes pigmentos, provocando alterações na tonalidade dos dentes. O consumo excessivo de Coca Cola também pode causar outros problemas no organismo que vão afetar a saúde oral, como úlceras gástricas, diabetes e outras patologias.
fonte desta postagem





pensador.info
assine o feed do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

Noticiário em várias versões.
'RECALL' URGENTE:
Russos 'descobrem' cura para Gripe do Porco
Como repartir 1 milhão de dólares.
veja COMO A ESPOSA DEVE RECEBER O MARIDO EM CASA
veja Com qual celebridade você se parece
Fenômeno depois da lipo
54 anos de dedicação e sacrifício!
Alemães criam técnica para conservar cerveja por mais tempo
visite o orkut do goiano clik aqui
e conheça um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google

Nenhum comentário: