Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sábado, 1 de agosto de 2009

COMPARAÇÃO ENTRE O ÁLCOOL LÍQUIDO E O ÁLCOOL GEL * MUITO ÚTIL.




A baixo as diferenças!






Para conhecimento já que o álcool em Gel esta em alta !!!
COMPARAÇÃO ENTRE O ÁLCOOL LÍQUIDO E O ÁLCOOL GEL

ÁLCOOL LÍQUIDO
ÁLCOOL EM GEL
O Álcool em forma liquida é altamente explosivo
O Álcool em Gel devido a sua composição especial inibe as características de explosividade do álcool
Devido as suas características de alta volatilidade, o álcool líquido é facilmente inflamável.
O Álcool em gel tem sua inflamabilidade inicial controlada, não permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Atua controladamente, evitando a queima dos dedos das pessoas que utilizam fósforos.
O Álcool líquido não é tóxico em contato com a pele
O Álcool em Gel não é tóxico. Os aditivos nele adicionados para retardar o tempo de chama e controlar sua explosividade são comprovadamente atóxicos, do mesmo tipo utilizados em cosméticos.
O álcool líquido queima rapidamente devido ao seu alto poder de inflamabilidade.
A mesma quantidade de álcool (1 litro de álcool versus 1 litro de álcool em gel ) este último queimará em um tempo 4 a 5 vezes mais lentamente, dependendo das condições do ambiente. (umidade, calor, vento, etc.)
Quando derramado em qualquer superfície, se estiver em chamas, as mesmas se propagarão rapidamente, tendo em vista seu fácil espalhamento.
Quando derramado, mesmo que em chamas, devido a suas características de tixiotropia (viscosidade) o mesmo não se espalha, mantendo o fogo localizado.
Os riscos do álcool líquido, associado a sua escassez na Europa, fez com que há mais de 20 anos o mesmo tivesse sua venda controlada. O mesmo somente é vendido em farmácias como medicamento.
Contrariamente, o Álcool em Gel ou em forma sólida, já é conhecido e utilizado em outros paises há mais de 25 anos, devido a sua segurança no manuseio e outras vantagens associadas.
Devido ao controle implementado pela Anvisa, o álcool liquido para efeito de queima (acima de 92º GL), somente pode ser fornecido em embalagens mínimas de 200 litros, i.e. para uso industrial.
O álcool em gel para queima não é limitado por essa lei, nem apresenta os riscos durante movimentação, transporte e armazenamento como o álcool liquido.
"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

Pau no nome
CABRA MACHO.
NENÊM DO LULA
Dicas Para Uma Consulta ao Médico
Curpa dos crente
REFLEXÓES SOBRE A MORTE
receitas Bolos de liquidificador
O maior salame do mundo
visite o orkut do goiano clik aqui
e conhesa um pouco mais de seu amigo
coloque o gadget do goiano na sua pagina inicial do google vai fica chique di mais da conta uai sô
Add to Google


Nenhum comentário: