Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Susan Boyle faz Obama adiantar discurso no horário nobre da TV


A britânica Susan Boyle, cantora que ficou conhecida mundialmente depois que sua participação em um programa de calouros virou fenômeno na internet, derrubou o presidente Barack Obama do horário nobre da televisão americana. A rede de TV NBC se negou a transmitir um pronunciamento da Casa Branca para exibir uma entrevista com a caloura.

Obama iria ao ar às 21h para falar sobre sua proposta de reforma do sistema de saúde. Uma de suas principais promessas de campanha, a reforma no sistema de saúde é um assunto polêmico, sobre o qual ele deu poucos detalhes até agora. O objetivo do presidente é dar cobertura aos cerca de 50 milhões de americanos que não têm seguro de saúde --apesar de críticas sobre o custo da proposta.

Mas a NBC se negou a ceder o horário ao pronunciamento presidencial, o que obrigou a Casa Branca a adiantar em uma hora a fala de Obama, transmitida simultaneamente em três canais, a partir das 20h. Ela aparecerá no programa "America's Got Talent".

Segundo uma fonte citada pelo jornal inglês "The Independent", as redes de televisão normalmente aceitam um pedido da Casa Branca para reservar o horário nobre para um discurso importante do presidente, mesmo que isso signifique perder audiência e milhões de dólares em publicidade.

Desta vez, diz a fonte, a NBC --uma das quatro grandes redes de TV do país-- se negou a transmitir a entrevista com Susan Boyle em outro momento que não fosse o horário nobre, o que obrigou a Casa Branca a ceder. Fontes do governo disseram que a mudança ocorreu para que "o maior número possível" de pssoas possa acompanhar as declarações do presidente.

Desajeitada, Susan Boyle surpreendeu o público do programa "Britain's Got Talent" ao cntar a música "I Dreamed a Dream", do musical "Os Miseráveis". Os vídeos de sua apresentação foram vistos milhões de vezes pela internet desde abril e fizeram dela uma celebridade instantânea.

Em entrevista ao programa "Today" nesta semana, a caloura de 48 anos afirmou que a fama repentina é devastadora como uma "bola de demolição". "O impacto [foi] como de uma bola de demolição. Você sabe, e todo mundo que sofre esse tipo de impacto acha realmente difícil entender", disse ela.

A cantora, até então voluntária em uma igreja, adoeceu e foi internada com exaustão em Londres depois de perder a final do programa. Ela disse que só conseguiu superar a situação porque graças "à orientação de uma grande equipe... pude ver isso em perspectiva e realmente virar isso um pouco".

Boyle agora prepara um álbum, sob a direção de Simon Cowell, o ferino jurado dos concursos de calouros "American Idol" e "Britain's Got Talent

fonte desta postagem
"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende
assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

Teoria do Banheiro
Como acabam as princesas
Confira 10 gafes que podem denunciar criminosos virtuais
MULHER SOFRE MESMO VEJA ESTE EXEMPLO
Sushi de inseto
Rituais para relaxar e cuidar da beleza sem sair de casa
dicas para trocar a marcha do carro na hora certa
Sexo com cultura é outra coisa

fique atualizado

Nenhum comentário: