Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 7 de julho de 2009

O santo Sudário de Turin é um auto-retrato de Leonardo da Vinci


Ele foi o último homem da Renascença - estudou anatomia, desenhou um helicóptero rudimentar e criou algumas das mais admiradas pinturas da época.

Mas Leonardo da Vinci, poderia também ter criado a maior falsificação da história da arte ?

Essa é a sugestão de uma perita, que afirma que Leonardo foi responsável pela falsificação do Sudário de Turin.

A relíquia tem inspirado gerações de peregrinos que visitam Turin para ver o que eles acreditam ser o rosto de Jesus crucificado.

Mas ela também tem provocado uma amarga controvérsia, após cientistas terem constatado, com carbono 14, que é datada da Idade Média.



Agora uma artista americana entrou na briga, apresentando a sua própria teoria sobre a sua origem.

Lillian Schwartz, uma consultora gráfica na Escola de Artes Visuais de Nova Iorque, alega que a imagem é um auto-retrato de Leonardo, que foi feito utilizando uma técnica fotográfica rudimentar.

Usando um computador para escanear o Sudário de Turin, ela descobriu que a face no sudário é um auto-retrato de Leonardo da Vinci.

Schwartz ficou conhecida na década de 1980 quando fez medições detalhadas da Mona Lisa de Leonardo, e descobriu que era um auto-retrato.

Para seu espanto, as duas faces ficaram perfeitamente alinhadas, levando-a a sugerir que ele usou um auto-retrato como um modelo para a pintura.

No início deste ano, ela utilizou a mesma técnica para comparar um auto-retrato de Leonardo com o Sudário de Turin.
Combinou". "Estou animada com isso, "disse ela. "Não há dúvida em minha mente de que as proporções que Leonardo usava foram utilizadas na elaboração deste rosto no Sudário."

De acordo com um documentário do Canal Cinco que foi exibido na quarta-feira, Leonardo queimou suas características faciais no Sudário com uma escultura de seu rosto e um dispositivo fotográfico chamado "câmara escura".

Ele teria pendurado o tecido numa moldura em uma sala escura, revestido com uma substância para torná-lo sensível à luz, assim como nos filmes fotográficos.

Quando os raios do Sol, passaram por uma lente em uma das paredes, um modelo 3D de Leonardo teria sido projetado no material, criando uma imagem permanente.

O investigador do sudário Lynn Picknett disse: "É assustador, é de cair o queixo".

"O falsificador do sudário tinha de ser um herege. Ele tinha que ter uma compreensão de anatomia, e ele tinha que ter a seu alcance uma tecnologia que enganaria todos até o século 20. "

O programa assinala que Leonardo era fascinado com equipamentos ópticos e os seus cadernos contêm um dos primeiros desenhos de uma câmera escura.

Picknett acrescentou: "Se Leonardo tivesse conhecimento que 500 anos depois de morto, gerações de peregrinos ainda veneram a imagem, eu acho que ele teria rido bastante."

Embora o Sudário de Turim continue a ser uma atração popular, a maioria das pessoas já admite que é uma farsa.

O radiocarbono feito em 1988 revelou que o pano foi feito entre 1260 e 1390. No entanto, a própria imagem não foi datada pelo carbono.

Mas o Professor John Jackson, diretor do Centro Sudário de Turin, no Colorado, acredita que os registros do sudário, desde o momento da crucificação de Jesus, derruba a hipótese de Leonardo. "Baseia-se numa sabedoria científica e histórica muito pobre", disse ele.

"O registro mais antigo conhecido do sudário aparece em um medalhão comemorativo de meados do século 14, em exposição no Museu Cluny de Paris", ele acrescentou.

"Claramente mostra clérigos segurando o sudário, e é datado de cerca de 100 anos antes do nascimento de Leonardo.

"Não há provas de que Leonardo estava envolvido com o sudário".

O professor acredita que a datação radiocarbônica do sudário estava errada, porque a amostra foi contaminada.





Fonte: Daily Mail

6 comentários:

Adm. Blog disse...

Perfeita a postagem, sou fascinada nestes assuntos.
E o mistério continua...

É a ciência e o misticismo caminhando juntos.

Abraços

Pier Stark disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pier Stark disse...

O Negócio todo é que a comprovação do carbono 14 foi descartada! Por um simples motivo... faltava uma parte pequena do tecido que foi restaurada durante a idade média que de fato era bem na parte que tiraram a amostra para testes. tanto é que o entrelaçamento das fibras do tecido mais novo (idade média) e mais antigo (data desconhecida) deu a variação de tres épocas justamente por esse motivo quando mais a fibra se aproxima da parte mais antiga, mais antiga a época datava!E sabe Deus quando a igreja vai permitir um novo teste!

Alexis Pier (Historiador)
Mas ficou massa essa postagem!

Anônimo disse...

E a ICAR iria permitir que se desfizesse um mito que rende milhões ?

Anônimo disse...

O que eu acho mais engraçado são as explicações bizarras, infantis e totalmente furadas que os 'cientistas' católicos criam para criticar a datação por carbono 14...

19650503 disse...

obrigado a todos que comentaram abraço