Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 20 de julho de 2009

menina de 16 anos acaba com gugu sem apelar incrivel


LEIA ESSA CARTA DE UMA MENINA DE 16 ANOS QUE MANDOU PARA O SBT.

Carta ao SBT. O que nos chama a atenção é a idade da garota que escreveu veja ao final da carta!
'Aos responsáveis pelo programa Domingo Legal: Não posso deixar de demonstrar o meu profundo descontentamento perante a Programação exibida aos domingos.

A tentativa de libertar o marido da cantora Simony é vergonhosa.

Engraçado como a mídia se mobiliza para libertar um assaltante de bancos, mas ninguém vem aqui em casa para nos comprar um carro novo, já que o nosso foi roubado depois de ter sido comprado com muito suor e trabalho.

Engraçado o que o filho da Simony não pode crescer longe do pai, que já tem 2 crianças largadas no mundo, mas a filha do amigo do meu pai pode ficar órfã aos 2 anos de idade, pois o pai dela foi assassinado ontem (num assalto)...

Ninguém do SBT foi a casa dela perguntar se ela precisa de alguma coisa.

O meu pai chegou a levar um tiro num assalto e já perdeu tanto dinheiro em outros assaltos que nem se lembra quanto, mas infelizmente ninguém se propôs a repor o dinheiro roubado para tirá-lo do sufoco ou sequer apareceu alguém para visitá-lo no hospital Isso não dá ibope.

A revista Veja publicou uma matéria que deixou assustado qualquer cidadão de bem (menos o Sr. Gugu que anda com seguranças armados até os dentes e não depende de uma polícia despreparada que vive com um salário de miséria).

De cada 100 criminosos, apenas 24 são presos, só 5 vão a julgamento e apenas 1 cumpre apena até o fim. APENAS 1% DOS BANDIDOS FICAM PRESOS E VC AINDA QUER SOLTAR O QUE ESTÁ PRESO?

Isso é realmente lamentável....

O coitadinho só roubou um banco, merece ficar livre. Por que o Sr. Augusto Liberato não mostra o fim daquele mendigo que ele ajudou com casa, dinheiro e trabalho...

Depois de todo aquele estardalhaço que o Domingo Legal fez para ajudá-lo, não vi nenhuma menção ao fato dele ter sido preso assaltando um posto de gasolina após perder tudo o que o Gugu deu...

E o fim daquele pequeno Polegar, o Rafael..... Pobrezinho...

Certamente, não sou a favor do programa penitenciário no Brasil Sou a favor dos presidiários estudarem e trabalharem para a sociedade em troca de redução da pena caso não tenham cometido crime hediondo, mas ser solto antes do tempo só porque a Simony engravidou é demais pra minha cabeça...

Políticos não ficam presos e agora também artistas e parentes têm imunidade?
Só no Brasil mesmo pra acontecer esse tipo de coisas. Concordo que a violência exacerbada que está batendo à nossa porta é fruto do descaso do governo e da sociedade para com as crianças de alguns anos atrás que foram deixadas sem escola, creche, crianças abandonadas à própria sorte, mas soltar os bandidos por essa
justificativa não resolve.

Por que o SBT não faz uma campanha para os políticos investirem mais em educação e creche ao invés de soltar presidiários parentes de celebridades?

Ou mesmo colocar uma programação mais decente, que proporcione cultura, ao invés de mulher pelada? É um caso a se pensar...

Vou parando por aqui, pois tenho um enterro para ir (já mencionei o amigo do meu pai que foi morto ontem).

Deixo aqui a minha revolta perante uma televisão podre, que vende a ignorância, e proporciona festivais de absurdos como se a vida fosse uma simples brincadeira. Domingo Legal já está bloqueado aqui em casa e farei o possível para convencer as pessoas com um mínimo de inteligência a não mais assistirem a essa porcaria. E se a Simony ama tanto o marido dela que espere ele cumprir a pena e pagar o que deve para a sociedade ou será que o amor dela não é suficientemente grande para
agüentar as adversidades?'

Priscila, 16 anos, São Paulo - SP.



A atitude dos internautas que concordam com esse texto deve ser, a mais simples possível: Repassar a todos os amigos de sua lista.

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende
assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui
veja também
Fantasmas coleção de fotos onde você pode constatar que eles existem,
Cirurgia Plástica Íntima

15 comentários:

Kaka disse...

Chute no saco!

Wesley disse...

E eu achando que todos os jovens desta idade estavam perdidos, espero que as pessoas parem e pensem como ela, assim o brasil terá um rumo melhor daqui a alguns anos.

"Os políticos não são eleitos pelas pessoas que leem jornal e sim pelas que limpam a bunda com ele".

Unknown disse...

FAKE!!!
QUEM É A MENINA???
DE QUAL CIDADE????
NÃO GOSTO DO SBT MAIS ISSO AI É UM FAKE.

Anônimo disse...

a sociedade de hoje nao da ibope para programas cultos, por isso está essa lavagem cerebral por parte das emissoras de tv, é so ter mulher pelada que só tem corpo e nao tem cerebro e programas que voce fala que vai dar premio a troco de ligações virou moda, eles nao querem é saber de nada, só do bolso deles e infelizmente é o que todo ser humano hoje faria.

Anônimo disse...

fake o caralho, cala boca mangolao

Unknown disse...

E de se assustar que uma jovem consiga enxergar coisas que adulto raramente vê
Parabéns por postarem essa carta

Paula Albuquerque disse...

Fiz 17 esse ano, e assim como essa menina, tenho plena noção dos fatos absurdos que são postos em plena via de comunicação pública, como tv, rádio e etc; acredito que não seja fake, pois uma pessoa de 16 anos já tem total consciencia do que se passa no mundo, parabéns pra essa garota abençoada com essa cabeça madura, onde percebe-se claramente que infelizmente não amadureceu por causa da escola, nem por uma familia amorosa, mas sim por uma vida sofrida e injusta, onde mortes são frequentes e crimes mais ainda. Amei a maneira de demonstração dessa revolta.

Unknown disse...

EU QUIS DIZER Q É UM FAKE, E NÃO Q É MENTIRA
PRESTA ATENÇÃO.
O Q FOI DITO É VERDADE SÓ Q ISSO AI JÁ FAZ UM TEMPÃO Q CIRCULA NA NET.
NA MINHA OPINIÃO ESSE TEXTO TÁ MAIS Q CERTO SÓ QUERO DIZER Q:
QUEM É ESSA TAL MENINA POIS EU POSSO
DIZER ISSO OU AQUILO MAIS TENHO Q ASSUMIR
PODE SER ALGUÉM DA GLOBO OU RECORD Q FALOU ISSO NÃO É VERDADE
MAIS O Q ELA FALOU É VERDADE NÃO TÔ DEFENDENDO NINGUÉM

Anônimo disse...

Essa carta NUNQUINHA que chegou ao SBT. Igual a carta aberta que mandaram pro DIDI.

A idéia da carta é legal, mas que o GUGU leu, B-A-L-E-L-A.

Felipe disse...

Concordo com essa menina .. =D
(mesmo sendo fake ela(e) falou a verdade, eu gostaria de mandar uma carta asim para o SBT, mais não assisto mais a 1 ano)..

Fico feliz em saber que não sou o unico a criticar o SBT por colocar tantas porcaria na TV.

=D

Felipe disse...

porcarias*

goiano mesmo disse...

abrigado a todos vçs que comentaram e deixaram sua opinião cada um tem um jeito de ver as coisas ja pensou se todo mundo tivese o mesmo pensamento bração a todos

Anônimo disse...

Bem estranha esta menina... na idade dela eu teria mandado um email "nervoso e alterado" para o Liberato... O Brasil tem vergonha dos seus filhos que lucram com a desgraça alheia, GUGU... MORRE.

Mary disse...

Eh por isso q eu não assisto essa porcaria.....kkkk
Acho bem difícil os canais de televisão passar conteúdos culturais...pois os brasileiros adoram uma sacanagem...putaria...e sensacionalismos alheios...a propria população da ibope pra essas merdas...é por isso que fico mais tempo na internet doq assistindo tv...principalmente d domingo....canais brasileiros soh tem merda....merda...e mais merda....e os brasileiros tem culpa nisso...pq assistem essas programações escrotas q a midia promove...

Felipe Barbosa. disse...

Parabens a uma menina de 16 anos que abriu a boca teve de fato coragem de mostrar o que muitos pensam e continuam alienados.
De fato sao coisas assim o motivo pelo qual o nosso pais é um pais ignorante!