Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dicas de Como Preparar os Suquinhos para o Bebê


Fazer um suco para tomarmos na hora do lanche ou no almoço é muito fácil, mas quando fazemos um suco para o bebê parece que tudo fica mais complicado. Afinal, são muitas as dúvidas que aparecem principalmente para as mamães de primeira viagem. Por isso reunimos algumas dicas bem legais para você, confira!

Quando devemos introduzir as frutas na dieta do bebê
Durante os seis primeiros meses de vida do bebê o leite materno deve ser seu único alimento. Após esse período o organismo da criança precisa de outros nutrientes que só são encontrados em frutas, legumes, verduras e nas carnes.

Escolhendo as frutas
Comece adquirindo as frutas da estação. Elas são mais suculentas e adocicadas e, o melhor de tudo é que apresentam um menor teor de agrotóxicos. As frutas orgânicas são ainda mais saudáveis.

Comece com apenas um tipo de fruta por dia para que o bebê possa perceber e distinguir o sabor do alimento. Os suquinhos devem ser preparados e ingeridos logo em seguida para evitar a perda de algumas vitaminas.

As polpas de frutas e os sucos de caixinha devem ser evitados nessa fase inicial.

Preparando o suco
O suco pode ser feito manualmente, no liquidificador, em uma centrífuga ou extrator de suco. Não há grandes variações no que diz respeito ao teor de nutrientes.

Devo acrescentar água
Os primeiros suquinhos devem ser diluídos em água a fim de evitar cólicas ou diarréia. Use sempre água limpa, filtrada ou fervida. De modo gradual diminua a quantidade de água até que o suco seja oferecido concentrado.

Como adoçar o suco do bebê
A primeira dica é usar o açúcar com bastante cautela e moderação. Reserve-o para as frutas cítricas como o maracujá e o abacaxi. O mel de abelha só deve ser usado por crianças maiores de 1 ano afim de evitar doenças como o botulismo.

Os bebês, de uma forma geral, adoram suco de laranja. A laranja lima é a mais recomendada por ser menos ácida. O sabor suave da fruta dispensa o uso de qualquer tipo de adoçante.

Qual o açúcar mais indicado
A maioria das familias tem o hábito de usar o açúcar cristal ou refinado (ambos de cor branquinha), entretanto esses açúcares passam por processos químicos e recebem aditivos para obter essa coloração. Durante o processo de clareamento alguns nutrientes são perdidos, portanto o ideal é usar o açúcar demerara ou mascavo que são mais naturais.

O açúcar mascavo é tão puro que chega a ter o sabor e a cor de rapadura. Por esse motivo os sucos ficam com coloração escura e sabor de rapadura. Uma boa saída para quem não consegue se adaptar a ele é o açúcar demerara.

O açúcar demerara tem a forma de cristais o que dificulta a dissolução, mas você pode colocá-lo no liquidificador até ficar mais fininho. A cor e o sabor do suco praticamente não se alteram.

Variações e combinações
Depois que o bebê se acostumar com os novos sabores comece a acrescentar cenoura ou beterraba para obter sucos ainda mais nutritivos. A laranja combina perfeitamente com a cenoura, a beterraba e o mamão.

As vitaminas (sucos com adição de leite) só devem ser oferecidas alguns meses depois do processo de adaptação.

fonte desta postage

Dicas de Como se Preparar para Engravidar...
Como preparar os seios para amamentar...
Dicas de como escolher a melhor maternidade?...
Dicas de Como Amamentar Bebês Gêmeos..

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan) feliz daquele que transfere o que sabe e aprende
assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

Aos 105 anos, virgem mais velha do mundo diz que sexo envelhece
Dicas de sexo oral para mulheres
LUIS 14, LUIS 15 e LUIS 51
dicas para entrar no bolão da Mega-Sena com segurança
receitas Torta de Frango de Liquidificador
Sofas pra sogras
Teste da saliva poderá prever o risco de parto prematuro
Rancho Neverland ( 3D ) - Impressionante

Um comentário: