Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 24 de julho de 2009

DICAS DE COMO NAMORAR FEMINISTAS


Antes de tudo, não convém recriminar. O mundo é grande e há espaço para todos. Pessoas gostam de cada coisa, não é mesmo? Basta um passeio pelas prateleiras de uma sex shop para descobrir os limites (ou a falta deles) quanto às taras humanas.

Curtir uma feminista, portanto, pode acontecer.

Se você curte um bigodinho resvalando, uma moçoila com cara de zagueiro da Croácia, ou se sente atraído por aquela menina que mais se parece com arremessadora de martelo da Bielo-Rússia, este manual é perfeito para satisfazer seus anseios nunca confessados.

Seja Educado, Mas Não Gentil
Obviamente, não é pra ser um bronco. Mas uma série de coisas NÃO PODEM SER FEITAS EM HIPÓTESE ALGUMA. Abrir portas? Nem pensar. Dar a vez? Nunca. Enfim, toda essa lista de coisinhas bobas feitas para agradar às mocinhas deverão SAIR de seu repertório (na hipótese de fazerem parte). Com feminista não se brinca.

Não Pague Contas
Sabe aquela piada do cara que "rachou" a conta? Pois é, com elas a anedota vira realidade. Trate de andar com calculadoras, ábacos e o que mais puder. Porque elas querem O JUSTO. Chegam ao ponto de dividir tortas e pizzas com compassos, réguas, esquadros e demais instrumentos. A frase "deixa que eu pago sua conta", para uma feminista, é quase tão ofensiva quanto "a objetificação da mulher não é exatamente uma realidade consumada nos dias de hoje".

Não Repare na Estética
Reclamar é algo totalmente fora de cogitação. Então, o melhor a fazer é não reparar. Digo isso porque você ACREDITA que gosta de feministas, até a hora em que realmente conhecer alguma na intimidade. Entendeu? INTIMIDADE. Manja depilação? Pernas, virilha etc.? Pois é, meu camarada, conhecerás Karl Marx em sua essência! E as unhas? Você acha legal só a parte do cabelinho cheguei-do-barbeiro e as opiniões "contundentes"? Se prepara, amiche!

Não Presenteie
É uma questão lógica: se pagar conta num boteco (cujo montante, no máximo, dá uns dez reais) está fora de discussão, imagine aparecer com algum mimo mais caro. Ela convoca uma plenária para expulsá-lo da relação! Jamais apareça com presentinhos. Isso, aliás, não está tão atrelado ao valor financeiro, mas também à ideia de que os presentes servem para manter a relação de dominação masculina.

Exceções à Regra Anterior
Caso você apareça com uma coleção de DVDs intitulada "A História do Feminismo" ou livros congêneres, ou mesmo assinatura de revistas do tipo "Caros Amigos" ou jornais desses de partidos que pregam a volta do Muro de Berlim, aí tudo bem. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Se for para o bem da causa, e a felicidade geral da nação bolchevique, não custa nada um pouco de opressãozinha financeira.

Dietas Diferenciadas
Pode ser que role cigarro, bebidas alcoólicas ou mesmo drogas ilícitas, mas esteja preparado para NÃO COMER NENHUM TIPO DE CARNE, ESPECIALMENTE A VERMELHA. E não me pergunte a lógica disso. Por algum motivo especial, há uma onda vegetariana em quase todo tipo de movimento (ecologia, feminismo, socialismo, anarquismo etc.). Nem todas são assim, é verdade, mas você pode ser o "sorteado".

Seja Chato, Sempre Chato
Garotas que apreciam tantas coisas deploráveis, por óbvio, adoram uma chatice. Enquanto todos se divertem num bar, seja você o primeiro a pegar o violão e sugerir uma sessão de Beto Guedes. Ou então, no meio de um papo sobre futebol, insira a pauta "Dominação Masculina no Mundo Corporativo". Ela ficará apaixonada.

Seja MESMO Chato
Pois é, "quem pariu Matheus que o embale". A tal da chatice não era exatamente uma dança do acasalamento em forma de retórica militante. A coisa é full time, amigão! Quando essa rapaziada fala "vamos ao boteco", acredite, é para ir ao bar FALAR COISAS CHATAS. E assim por diante. Toda e qualquer ocasião ou convescote é motivo para a mais modorrenta encheção de saco. E você vai ver que fazem isso sorrindo, pois de fato elas/eles gostam disso.

Vantagens
Namorar uma feminista pode ser bom para seu bolso, pois haverá uma absurda contenção de gastos. Algumas, mais avançadinhas, até aceitam que o parceiro tenha relações com outras mulheres (sua chance de conseguir algo razoável). Mas, ainda assim, dificilmente o saldo lhe será positivo.

Enfim, veja se vale a pena. As dicas estão aí. Depois, não vale dizer que não avisei, certo?


"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

Aos 105 anos, virgem mais velha do mundo diz que sexo envelhece
Dicas de sexo oral para mulheres
LUIS 14, LUIS 15 e LUIS 51
dicas para entrar no bolão da Mega-Sena com segurança
receitas Torta de Frango de Liquidificador
Sofas pra sogras
Teste da saliva poderá prever o risco de parto prematuro
Rancho Neverland ( 3D ) - Impressionante

Nenhum comentário: