Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


domingo, 26 de julho de 2009

dica Limpeza de pele em casa, poooode


Uma das centenas de coisas que eu deveria fazer mas tenho preguiça ou não quero gastar dinheiro é a Limpeza de pele.

Meu rosto não é cheio de espinhas ou cravos, mas eu sei que preciso pois eles estão lá.

Independente de você ser ou não preguiçosa como eu, é importante, sim, limpar a pele. De preferência com profissionais e com indicação de um dermatologista, pois nem todo mundo pode fazer o mesmo tipo de limpeza de pele.

Por exemplo, se você tiver espinhas e/ou pontos inflamados nada de mexer nelas! Procure um dermatologista, pois aí tem bactérias, e você corre o risco de piorar a situação delas!

Porém se você só tiver cravos (aqueles pontinhos pretos, pra quem não sabe), e não inflamados (claro), uma clínica de
estetica de qualidade já serve. Ou a receitinha que vou passar a baixo.
Dica da dermatologista Regina Cohen.

O que você vai precisar para se livrar dos cravos:

- camomila
- uma vasilha
- uma toalha de rosto limpa
- algodão
- loção tônica ou água mineral
- máscara secativa
- sabonete

Depois do banho(melhor momento para limpar a pele, pois os poros ficam mais abertos), siga os seguintes passos:

1. Molhe uma toalha em uma infusão de camomila.

2. Faça uma “cabaninha” com a toalha sobre o rosto, deixando-o no calorzinho até sentir que a pele “respirou”. “Só não pode deixar muito tempo porque o calor também estimula as glândulas sebáceas”, indica Regina.

3. Depois de deixar o rosto no vapor, pegue um pedaço de algodão e molhe-o com água mineral ou com alguma loção tônica que você costuma usar.

4. Com o algodão envolvendo seus dedos, esprema delicadamente o cravo até tirá-lo por inteiro. Dica: se a região da pele com os cravos estiver muito endurecida, não mexa. Ao apertar, você pode acabar marcando a pele e fazendo manchas.

5. Lave o rosto com água e sabonete. “O sebo está cheio de bactéria, e se não tirar e limpar tudo aí é que a pele fica infectada mesmo”, adverte Regina.
[Espero que eu seja desnecessário o que vou dizer aqui, mas tem gente que ainda não sabe: NUNCA USO O SABONETE DO CORPO NO ROSTO, SÃO PELES DIFERENTES, SÃO NECESSIDADES DIFERENTES, use um sabonete próprio para rosto]

6. Depois de lavar, a esteticista recomenda que se faça uma máscara de creme, dessas que já são vendidas prontas. “O melhor é usar máscaras para peles oleosas, porque além de anti-sépticas elas também possuem substâncias secativas”.

7. Fique com a máscara pelo tempo indicado na embalagem e depois lave o rosto.

OBSs: Depois deste procedimento sua pele pode ficar sensível, então nada de fazê-la antes de sair para um encontro ou pegar sol. Além disso, também não se deve fazê-la constantemente, pois mexer na pele estimula as glândulas sebáceas, e se você não presta atenção nisso, vai ficar reclamando que a técnica deixou sua pele oleosa, quando na verdade você fez isso.

Fonte: Abril.com
Img: Google
"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também


visite o orkut do goiano clik aqui

Nenhum comentário: