Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 3 de julho de 2009

curiosidades Horoscópo dos cornos


1- As pessoas nascidas sob signos de ÁRIES, TOURO ou CAPRICÓRNIO - signos ostensivamente chifrudos - chegam a ter 99,7% de chances de serem cornos. Já nascem avisados. Bobeou, dançou. Normalmente os chifres nascem antes dos dentes.

2- As nascidas sob signos de PEIXES ou AQUÁRIO - os signos da água, também são vulneráveis. Em geral os homens destes signos são corneados em ocasiões específicas que envolvem água, como por exemplo: quando tomam banho, quando lavam o carro e o vizinho fica de lado dando palpite, quando chove, quando vão à praia e a mulher veste aquela tanguinha que sobra bunda e falta pano, quando bebem água mineral (de preferência sem gás) ou quando, simplesmente, lavam os próprios chifres.

3- Os nativos de LIBRA têm o privilégio de pertecerem ao signo da justiça. E justiça seja feita: como tem corno deste signo! A própria figura de olhos vendados já indica que os librianos não enxergam p*rra nenhuma.

4- Já com LEÃO é diferente. Signo de macho. Signo de sujeito brabo. É raro encontrar um corno do signo de Leão.. Mas isso é facimente explicável já que quando um leonino descobre que é corno, urra como uma fera ferida, faz permanente na juba e sai por aí rebolando mais do que charuto em boca de bêbado. E ainda diz que é Virgem.

5- Os nascidos sob o signo de GÊMEOS levam uma vantagem enorme sobre os outros. É que quando são corneados dizem sempre que o corno é o outro, já que ele é gêmeo.

rssssssssssssssss

6- O ESCORPIÃO, como todos sabem, é um bicho que se defende com o rabo. Por isso o escorpiano está muito mais para viado do que para corno. Então, a conclusão lógica a que se chega é a seguinte: o escorpião, por natureza, se não é viado, é corno, e se não for corno, com certeza é viado.

7- VIRGEM é o signo da pureza e, creiam, não é um bom signo pra homem. Em geral, homem que diz que é virgem está sempre escondendo alguma coisa. No mínimo fez meinha quando criança.

8- Quanto aos SAGITARIANOS... esses são cornos por natureza. Um sujeito que é metade homem, metade cavalo, só pode mesmo casar com alguém que seja metade mulher, metade égua. Aí não tem jeito.

9- CARANGUEIJO: Êta signozinho babaca! É imperdoável que alguém que tenha garras possantes dadas pela natureza se conforme em ficar andando pra trás feito viado em fila de banco. Esse daí, casou, f*deu


Nenhum comentário: