Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 22 de julho de 2009

Chinesa perde a memória após ser atingida na cabeça por tartaruga

Uma menina chinesa de 12 anos precisou ser hospitalizada depois de ser atingida na cabeça por uma tartaruga. Cheng Cheng, de 12 anos, estava caminhando com sua tia Ling Lang em Chongqing, na China, quando recebeu a pancada, segundo a revista "Zhiyin".Cheng Cheng, de 12 anos, perdeu a memória após ser atingida na cabeça. (Foto: Reprodução/Zhiyin)

"Eu estava andando e, de repente, ouvi um grito da minha sobrinha, que estava atrás de mim. Eu virei para vê-la, mas ela estava deitada no chão", disse Lang. "Havia uma tartaruga ao seu lado e pude notar que ela [sobrinha] tinha sido atingida na cabeça."

O proprietário de um supermercado que presenciou o acidente disse que viu a menina ser atingida por um objeto escuro. Quando ele se aproximou, ele descobriu que o objeto era uma tartaruga.

Segundo os médicos, a menina perdeu a memória. "Ela não lembra o que aconteceu com ela ou de qualquer outra coisa. Nós acreditamos que a amnésia será passageira, mas, no momento, ela não se lembra de nada", disse o médico Zhuo Xuan.

A polícia acredita que o animal tenha sido arremessado de um prédio. "Por causa da força da pancada, a tartaruga, que pesava três quilos, deve ter sido atirada de uma altura razoável", disse o porta-voz da polícia, destacando que o animal não resistiu e morreu.
fonte desta postagem

"A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê". (Malba Tahan)
feliz daquele que transfere o que sabe e aprende

assine o feede do goiano e fique atualizado click aqui
leia o artigo de como assinar um feed aqui

veja também

Teoria do Banheiro
Como acabam as princesas
Confira 10 gafes que podem denunciar criminosos virtuais
MULHER SOFRE MESMO VEJA ESTE EXEMPLO
Sushi de inseto
Rituais para relaxar e cuidar da beleza sem sair de casa
dicas para trocar a marcha do carro na hora certa
Sexo com cultura é outra coisa

fique atualizado
Brasileiro morre em ponto turístico de Israel; saiba mais sobre o Forte de Massada
CNI recomenda abertura de painel contra Argentina na OMC
Canadá registra caso de gripe suína resistente ao Tamiflu

2 comentários:

Unknown disse...

Tadinha da tartaruga =/

19650503 disse...

oi karina c viu que trem mais doido bração e obrigado pela visita goiano mesmo