Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quais cachorros não provocam alergias

Existem alguns animais que, por trocarem de pelo com uma frequência maior, diminuem a probabilidade de causar reações alérgicas – e o cão d'água português é um deles. A partir de informações do Kennel Club, que agrega criadores de todas as raças de cães, ÉPOCA elaborou uma lista com outros nove cães indicados para quem tem alergia. É importante, na hora de escolher um animal, levar em consideração também o comportamento típico da raça, e não apenas sua característica hipoalergênica.
Bedlington terrier

 Reprodução Originário da Inglaterra, pode medir de 33 a 43 centímetros. É obediente e um ótimo cão de companhia. Por conta da pelagem, normalmente é descrito como parecida com a de ovelhas.
Bichon frisé
 Reprodução Natural da França, possui uma pelagem branca crespa parecida com a do poodle e sua altura varia entre 20 e 30 centímetros. Foi muito popular entre a nobreza, principalmente a italiana.
Cão d'água português
 Reprodução A raça escolhida pela família Obama é forte e esportiva. Com altura variando entre 40 e 56 centímetros, a raça foi usada por portugueses como cachorro de pesca. Hoje, não é uma raça muito disseminada.
Cristado chinês
 Reprodução Apesar do chinês no nome a origem dessa raça é incerta. Animais muito parecidos são encontrados também no Peru e no México. Já foi usado como caçador de ratos em navios e sua altura varia entre 23 e 33 centímetros. O cachorro Elwood, eleito o cão mais feio do mundo, nasceu de uma mistura de cristado chinês com chiuaua.
Kerry blue terrier
 Reprodução Esse terrier irlandês tem como principais características físicas a pelagem azul e a cabeça quadrada. É famosa também a tosagem que lhe deixa com uma "barba" azulada. Mede entre 44 e 50 centímetros e, como outros terriers, precisa de exercícios diários.
Maltês
 Reprodução Da mesma família do bichon frisé, tem pelos longos e sedosos e é um pouco menor que seus primos crespos: seu tamanho varia entre 20 e 25 centímetros. É uma raça antiga e ao longo da história esteve ligada à nobreza, desde o império romano, e foi criada por rainhas famosas como Maria Antonieta, da França, e Vitória, da Inglaterra.
Schnauzer
 Reprodução Existem três tipo de schnauzer, o mais antigo é o standard (45 a 50 centímetros), a partir do qual foram desenvolvidos o schnauzer anão (30 a 35 centímetros) e o schnauzer gigante ( 60 a 70 centímetros). Essa raça alemã é muito inteligente e as três divisões são tidas como hipoalergênicas.
Soft coated wheaten terrier
 Reprodução É um terrier irlandês de pelo macio cor de trigo (de onde vem o nome "soft coated", que pode ser traduzido literalmente como "revestimento macio"), com um porte médio (40 a 48 centímetro) e robusto. Como a maioria dos terriers, precisa de espaço e exercícios diários.
Spaniel d´água irlandês
 Reprodução Muito usado para a caça de patos e outras aves aquáticas, essa raça atingiu seu ápice de populariedade no período entre-guerras e quase desapareceu após a Segunda Guerra Mundial. Sua altura varia entre 50 e 60 centímetros e seu porte é robusto.
Pelado mexicano
 Reprodução Essa raça, de mais de 3 mil anos de existência, é natural da América Central e hoje é considerado o cão nacional do México. Na mitologia dos astecas, esses animais, conhecidos como xoloitzcuintli, eram os responsáveis por conduzir seus donos ao mundo dos espíritos. Os animais medem de 28 a 31 centímetros. O governo do México chegou a oferecer um animal da raça para a família Obama, mas a primeira-família americana optou por outro animal.
catei daqui Ô:

Nenhum comentário: