Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 19 de junho de 2009

Maquiagem tenha uma boca perfeita

Se você considera os seus lábios muito finos, grossos demais ou caídos, saiba que a partir de pequenos truques é possível alcançar resultados surpreendentes e torná-los atraentes e sedutores.

Quem ensina é Marcos Costa, maquiador oficial da Natura.

Ele explica que hoje não existe um único padrão de beleza - lábios grandes e carnudos ou pequenos e delicados. O que conta é a simetria entre boca, nariz e olhos. E a maquiagem, quando bem feita, confere um visual novo para o rosto, proporcionando harmonia a partir de pequenos detalhes.

Dessa forma, "um lábio caído, que apresenta uma pequena queda nas extremidades da boca e costuma conferir uma aparência triste à feição, ganha um novo contorno", afirma Marcos Costa.

Segundo o maquiador, existe uma grande variedade de formatos de lábios, mas cinco deles são os mais comuns:

• Lábios finos, Lábios grossos, Lábio superior mais fino do que o inferior, Lábio inferior mais fino do que o superior, Lábios caídos.

O retoque não requer mil e um acessórios. Basta ter em mãos um lápis para o contorno dos lábios e um batom de boa qualidade, para você fazer milagres e melhorar a sua auto-estima.

O lápis, explica o maquiador, refaz o contorno e ainda ajuda a fixar melhor o batom.

Efeito sutil que funciona

Para valorizar o formato dos seus lábios e corrigir pequenas imperfeições, preste atenção nas recomendações de Marcos Costa:

• Lábios grossos - se seus lábios são muito grossos ou sua boca é grande - e isso lhe incomoda -, procure usar cores de batom que não contrastem com o tom de sua pele. Exemplo: mulheres de pele clara devem usar batons em tons claros, próximos ao da pele. Morenas devem abusar dos tons marrons. O contorno dos lábios deve ser sutil e na mesma cor do batom para não aumentar ainda mais o tamanho dos lábios.

• Lábios finos - use batons de cores claras e vivas, de preferência com brilho. O gloss é uma ótima opção. Evite cores escuras como o marrom, o roxo e o vinho, que tendem a diminuir ainda mais o lábio. O lápis para lábios deve ser passado de forma a extrapolar (um pouco) o contorno natural, para dar a impressão de que a boca é maior. "É um disfarce, por isso deve ficar bem natural", observa Marcos Costa.

• Lábio superior mais fino que o inferior e vice-versa - as orientações são as mesmas para os dois tipos de lábios. As cores, nesses casos, também devem ser claras ou com brilho. Utilize o lápis de contorno, de preferência na mesma cor do batom ou em um tom mais natural, para aumentar o lábio mais fino e igualá-lo ao tamanho do lábio maior. "Sempre com muito cuidado, para que não fique artificial", recomenda o maquiador.

• Lábios caídos - Acontecem quando o lábio superior é mais caído do que o inferior. Se este for o seu caso, escolha uma cor de batom que não seja muito escura e aplique-o em toda a boca. Em seguida, levante as laterais com um cuidadoso desenho feito com o lápis de contorno de boca.


Fonte: www.natura.nethttp://img.estatico.bolsademulher.com/imagens/15992.jpg

Nenhum comentário: