Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 16 de junho de 2009

Garotos Perdidos - A Tribo DVDRip XviD & H264 Dublado-LOBÃO RPM


Garotos Perdidos - A Tribo DVDRip XviD & H264 Dublado-LOBÃO RPM
Titulo Original:Lost Boys: The Tribe
Título Traduzido:Garotos Perdidos - A Tribo
Gênero:Terror
Duração:93 min.
Diretor:P.J. Pesce
Ano de Lançamento:2008
ELENCO
Tad Hilgenbrink ... Chris
Angus Sutherland ... Shane
Autumn Reeser ... Nicole
Gabrielle Rose ... Aunt Jillian
Corey Feldman ... Edgar Frog
Shaun Sipos ... Kyle
Merwin Mondesir ... Erik
Kyle Cassie ... Jon
Moneca Delain ... Lisa Thompson
Greyston Holt ... Evan
Tom Savini ... David Von Etten
Daryl Shuttleworth ... McGraw
Sarah Smyth ... Hayden
P.J. Pesce ... Italian Motorcyclist
Alexander Calvert ... Grom Hutter

SINOPSE
Chris Emerson e sua irmã Nicole se mudam para Luna Bay após perderem seus pais. O que eles ainda não sabem é que lá encontrarão um grupo de vampiros famintos em busca de sangue. Quando Nicole se apaixona por um deles, Emerson precisa destruir a gangue antes que a transformação de Nicole em vampira se complete.

Tamanho:773 | 400 Mb
Resolução:688x288
Frame Rate:23,976
Formato:DVDRip
Qualidade de Audio:10
Qualidade de Vídeo:10
Codec do Vídeo:XviD | H264
Codec do Áudio:MP3 | AAC
Idioma:PTBR

Nenhum comentário: