Mas o que fazer quando se esquece de tomar a pílula? A resposta é simples: depende do tipo de pílula que se está usando (se é combinada ou só de progesterona), sua dosagem e formulação (se é de uso contínuo – sem interrupção – ou com intervalos). De uma forma geral, estas são as orientações sobre o que fazer em caso de esquecimento das pílulas combinadas:1) Tomar a primeira pílula esquecida assim que lembrar. Depois, seguir tomando a cartela normalmente ou então descartar os comprimidos esquecidos para continuar com a ordem inicial. Não é preciso interromper a cartela.
2) Se o esquecimento aconteceu na última semana da cartela (últimos sete comprimidos), as pílulas restantes deverão ser tomadas até o final, descartando-se os esquecidos. Uma nova cartela deve ser iniciada logo em seguida, sem intervalos.
3) Em qualquer caso, é muito importante utilizar uma proteção extra (como a camisinha) ou não ter relações sexuais até ter tomado a pílula por sete dias consecutivos.
4) Se a mulher esqueceu de tomar duas ou mais pílulas da cartela e teve uma relação sexual desprotegida neste período, ela deve usar a pílula de emergência e seguir as recomendações dos itens 1, 2 e 3.
E não esqueça: nenhum método é 100% seguro! As chances de falha da pílula aumentam se não forem usadas corretamente. Além disso, estas recomendações são gerais, não substituem a orientação médica e nem o uso da camisinha, que é o único método que confere dupla proteção: contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis!
Dra. Mariana Maldonado é médica ginecologista e obstetra, especialista em Sexologia e Homeopatia.
Tel: (21) 2287-2311
e-mail: dra.mariana@marianamaldonado.com.br
site: www.marianamaldonado.com.br
Fonte: www.bolsademulher.com
Site Médico
Nenhum comentário:
Postar um comentário