Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 9 de junho de 2009

Dispositivos anti-masturbação do século XIX até hoje.

A masturbação sempre esteve cercada de tabus e severas restrições. Apesar dos esforços da educação sexual moderna em desdemonizar o hábito, algumas pesquisas científicas vinculam a prática ao aumento da incidência de câncer de próstata1. Enquanto isto, continua forte no imaginário popular a premissa de que a masturbação pode acelerar o amadurecimento sexual da criança, o que redundaria num menor crescimento corporal devido à irrupção prematura do hormônio testosterona.

Devido à condenação da masturbação por motivos de saúde e espirituais, ao longo da história a humanidade tem criado artifícios para evitar a ação de auto-estimulação, principalmente entre os púberes. O incrível desta história é que nos dias de hoje, quando se pressupõe que os dispositivos anti-masturbatórios sejam coisa do passado, descobrem-se produtos vendidos no mercado global que repaginam as antigas técnicas de combate à masturbação. É bem provável que tais artefatos jamais tenham saído de catálogo.

Dispositivo anti-masturbação do século XIX.
Apareceu no Ebay um raro dispositivo à venda, de cobre datado de 1880. O instrumento era fixado através de uma correia e servia para evitar tanto a auto-manipulação dos meninos, quanto os escapes noturnos de sêmem. Note que o dispositivo não impede o ato de urinar, pois tem orifícios justamente para isto.
Onde encontrar? Boigboing.

Aparelho elétrico anti-masturbação/polução noturna do início do século XX.
Esta curiosa máquina atualmente exposta no Museu do Sexo de Praga, na realidade não passa de um dispositivo anti-polução noturna.

O aparato fabricado em 1915 foi usado na França e tratava-se de um aparelho elétrico dotado de um anel que era atarraxado na base do pênis do garoto. Como se pode ver pela foto, o anel tem um interruptor que se comunicava com a máquina através de um longo fio.

A caixa de controle contendo o relé de acionamento e a campainha ficava no quarto dos pais, que eram acordados caso o filho tivesse uma ereção. Provavelmente o aparelho era comprado por famílias zelosas pela saúde espiritual do filho, para evitar que ele fosse atacado por espíritos malignos noturnos conhecidos na Idade Média como Súcubos.

Onde encontrar? Museu do Sexo de Praga.

Dispositivos atuais anti-masturbação.

Pomada anti-masturbação HandzOff.
Confere alívio por 6 horas. Nas situações em que o desejo se torna premente, a fórmula balanceada do produto contendo coco, soro de manteiga e essência de baunilha aumenta a sensibilidade da pele peniana, provocando dor no membro, caso o consumidor caia na tentação.

Onde comprar? Iliketotallyloveit. com – preço $ 9,50:

Chicletes anti-masturbação HandzOff.
As 8 pastilhas por caixa dão um total de 8 horas de proteção! Para evitar ereções nas horas mais inapropriadas e refrear o desejo incontrolável, tenha sempre à mão os chicletes HandzOff! (O comercial dos chicletes faz um trocadilho hilário com a expressão “ter sempre à mão”.)

Onde comprar? Sweet Shop - Preço $ 1,25.

Odorizador de Carro Anti-masturbação HandzOff.
Finalmente foi lançado o produto que você sempre desejou! O Desodorizador HandsOff resolve os problemas provenientes de ereções inesperadas durante os deslocamentos de carro. Você não precisa mais correr riscos estacionando em lugares perigosos para se masturbar, nem perder a atenção da estrada se masturbando enquanto dirige. A sutil flagrância de HandzOff produzida por seus ingredientes naturais, vai lhe trazer a tão sonhada paz no trânsito!
Atenção ao mote na barra inferior da embalagem: não se sacuda enquanto dirige!

Onde comprar? Merch-Bot - Preço $ 2,95:
Por: Isaias Malta.

UPDATE: Uma incrível coincidência aconteceu quando escrevi este Post no dia 3, pois no dia 4/06/2009 o ator David Carradine veio a falecer numa circunstância escabrosa: foi encontrado morto em uma suíte de um hotel de Bankok, Tailândia enforcado com uma corda, uma ponta atada ao pescoço e... o outro laço atado aos órgãos genitais. Ora, isto é um sistema antigo de masturbação em que o praticante amplia o prazer ao provocar um estado de hipoxia. O risco do sistema provém do fato do masturbador normalmente estar sozinho, quando ele pode entrar em inconsciência e não conseguir aliviar o laço do pescoço.

Infelizmente a imprensa brasileira não trouxe uma das versões desta história macabra: uma diz simplesmente que o ator foi encontrado com a corda atada ao pescoço e em "partes" do corpo, a outra afirma que estas partes eram a genitália.

Você pode tirar suas próprias conclusões lendo a versão do não suicídio de David Carradine no Blog News First. Isto tudo aconteceu porque David não usava os dispositivos químicos antimasturbatórios HandzOff!
catei daqui Ô

Nenhum comentário: