Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 2 de junho de 2009

As 10 maiores esquisitices das séries de TV



01- CSI e os adultos de pelúcia:

No episódio Fur and Loathing, da terceira temporada, os policiais investigaram um assassinato na convenção de adultos que se fantasiam de inocentes bichinhos para, entre outras coisas, fazer sexo. E isso existe mesmo nos EUA. Bizarrice pouca é bobagem!

02- HOUSE e o carrapato

No episódio Safe, da 2ª temporada, House invade o elevador do hospital, bloqueia Foreman com uma bengala e seqüestra a paciente para procurar… um carrapato! E encontra, nas partes íntimas da moça. Ui

03- ARQUIVO X e a autópsia no elefante

Em Fearful Symmetry, do segundo ano, animais supostamente invisíveis destroem casas e causam uma morte. E lá se foi a Scully fazer autópsia em um elefante (visível, é claro), em uma das cenas mais esquisitas da série.

04- SOUTH PARK e o cocô invertido

No episódio Red Hot Catholic Love, da sexta temporada, o gordinho Cartman quer descobrir se ingerir comida através do, hã, bumbum faz as pessoas defecarem pela boca. O pior é que funciona! E a bizarra inversão vira mania na cidade

05- CALIFORNICATION e a Dona Baratinha

O agente de Hank, a mulher dele e a secretária Dani resolvem fazer sexo a três. Tudo bem, a série é adulta. O bizarro estava na música, em português: Quem quer casar com a Dona Baratinha? Pode procurar, é A Girl Like you, do Mexican Institute of Sound

06- NIP/TUCK e o saco na cabeça

Christian Troy leva seu lado cafajeste ao máximo e manda a paciente Abby Mays colocar um saco de papel na cabeça antes de fazer sexo com ele, na terceira temporada. E ela topa! Mais estranho, impossível. E olha que a série é um verdadeiro freak show

07- DARK ANGEL e o amigo meio cachorro

Na segunda temporada, Max invade a sede da sinistra Manticore e liberta outros mutantes. Entre eles, Joshua, um homem com DNA canino, igualzinho ao protagonista da antiga série A BELA E A FERA. Já era tosco nos anos 80, depois então…

08- HEROES e o beijo ao lado do morto

Sylar e Maya trocam um beijaço em frente ao quarto dele. Com um detalhe mórbido: o corpo do irmão dela, Alejandro, que tinha acabado de ser morto pelo vilão, estava bem atrás da porta! Não deixou nem o defunto esfriar…

09- SHE SPIES e o sapo paralisante

As espiãs dessa divertida comédia ficaram paralisadas por um episódio inteiro, envenenadas por um sapo de pelúcia! Foi a desculpa bizarra para mostrarem flashbacks de quando elas se conheceram na prisão

10- DEXTER e os conselhos à beira da morte

Nosso psicopata favorito, às voltas com a namorada Rita, pede conselhos ao casal Castillo. Nada demais, se eles não fossem as próximas vítimas do Dex! A cena é bizarra, mas sensacional

Nenhum comentário: