Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 20 de maio de 2009

Sintomas de cornitude adquirida


===========================
fica esperto homaiada
==================
mooooooço se vç notar alguns destes sintomas abre o olho com certeza vç ja e corno o ricardao ta na area faz tempo.e como sempre vç e o ultimo a saber ne mesmo.
===========================

Os sinais de infidelidade feminina aparecem geralmente em sutis mudanças da maneira de ser, o que torna difícil saber se elas estão pulando a cerca. Mas se você não quer ser o último a saber, poderia se embasar nestas quatro pequenas atitudes que podem indicar que você está usando peruca de touro sem ao menos ser comunicado pela digníssima. A roupa íntima:
Até ontem ela usava aquelas calçolas da época do cinema mudo, mas de repente começa a usar calcinhas fio dental das mais variadas cores e com abertura frontal. Óbvio que com você ela continua usando aquelas calcinhas surradas de algodão. Até que você encontra a minúscula peça no cesto de roupa suja.

- "O que é isto?", você pergunta.
- "Nada não -ela responde-, a dona Ana do armazém não tinha troco para 10 reais e me deu isso aí já que também não tinha balas".
O cabelo:
Mulher quando faz uma mudança radical no cabelo é um perigo. Cansadas da vida conjugal ou da mesmice de um relacionamento quando querem romper com os padrões a primeira coisa que fazem é mudar radicalmente o penteado ou cortam o cabelo bem curto.

Isso não quer dizer que toda mulher que muda o penteado ou corta o cabelo está sendo infiel, mas toda mulher infiel muda o penteado.

- "Vou ao chá de bebê da Regina, amorzinho.", diz ela enquanto sai toda empetecada e com uma nova pintura no cabelo cor castanho-golden-red-friss sem ao menos lhe dar tempo de perguntar quem é Regina e que diabos ela vai fazer em um chá de bebê as 11 da noite. O messenger

Ela sempre te enchia o saco por ficar muitpo tempo no computador vendo mulher pelada. Inesperadamente, ela não larga mais do PC. Você passa pelo corredor e a vê ávida digitando sem parar. Então você se aproxima ela, mais do que rapidamente, usa o ALT+TAB e nervosa se adianta a qualquer pergunta:

- "Já deixo você usar... vê lá na geladeira o que comprei para você hoje, aquela mortadela que você adora para tomar com cerveja. Vai lá, se serve enquanto acabo de passar a receita de macarrão a carbonara para minha irmã..."

O celular:
Às três e meia da madrugada você acorda com um som de mensagem no celular dela. Você finge que continua dormindo, mas pelo rabo do olho vê que lê o SMS com um sorrisinho de adolescente. O aparelho que antes podia ser encontrado em cima da geladeira, na mesinha de cabeceira e até na pia do banheiro, agora é mais difícil de ser encontrado que enterro de anão.

Ela evita atender o telefone na sua frente e quando o faz as conversas são monossilábicas.


Tá, descobriu que é corno, e agora? Relaxa não se desespere, corno também é gente. Aproveita, entra para o clube e siga os 20 mandamentos abaixo: 20 Mandamentos do corno
Amar a própria mulher acima de todas as coisas.
Ser fiel e leal a esposa.
Assumir os filhos do João.
Fazer amor sempre depois.
Ignorar chinelos e toalhas molhadas.
Telefonar e buzinar na esquina antes de chegar em casa.
Não chegar cedo do trabalho.
Usar sempre a campainha.
Manter a geladeira sempre cheia.
Nunca ter ciúmes da mulher
Nunca chegar em casa antes da hora de costume.
Se chegar e ver alguma coisa, finja-se de cego. Finja não estar vendo aquilo que só o seu coração sente e o povo na rua sabe.
Não dê ouvidos a boatos. Afinal chato não é ser corno, chato são os comentários.
Se apanhar a sua mulher no flagra, não esquente a cabeça pra não derreter o chifre que ela lhe deu com tanto amor e carinho.
Se o João for valente e principalmente muito forte, faça como os celulares... sempre desligado.
Respeite o chifre alheio, pois os direitos são iguais.
Nunca usar o nome do João em vão.
Ao descobrir que é corno, agradeça à sua mulher e reze um terço para São Cornélio, nosso padroeiro e mentor.
Nunca fale do chifre do próximo, pois o próximo pode ser você. Isso se já não for.
Não tema ser corno, chifre é como um fantasma, geralmente aparece pra quem tem medo.

Nenhum comentário: