Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 1 de maio de 2009

Serviço de utilidade Pública. (( IMPORTANTE ))

===============================================

fica isperto prestenção
========================
so fartava mais essa agora,e a tar da gripi da porcaiada,e a tar da dengue, ondi e qui nois vai para desse jeitu sô,daqui uns dia nois vai te qui faze iguar aquelas frera.fica incrausuradu dentru di casa num sai nem pra da uma vortinha curuis do conta não sô.
========================================
barra di cereal si oçê consomi num daxa di le.

trata-se de uma contaminação cuja causa mais provável e preliminar, seja por ovos de borboleta (provavelmente Ephestya cautela...) - vejam as fotos anexadas.
Esse tipo de contaminação costuma se dar nos silos onde os cereais são armazenados, antes de seguirem para as industrias de alimentos. Não é exclusividade da marca que aparece nas fotos, pois já foram identificados em produto de outra marca.
Preste atenção ao abrir uma barra de cereais: se entre os ingredientes não constar gergelim crú, provavelmente os pequenos pontos brancos tanto no produto como na embalagem (internamente) serão ovinhos de insetos...
Minha recomendação é que, neste caso, não consuma, fotografe o produto e a embalagem e reclame com o fabricante.
Ah! E se for possível, traga o produto para ser analisado no Laboratório de Higiene de Alimentos do Departamento de Nutrição ( 11 3307-2547 ), local onde consegui essas informações que estou repassando. (continue lendo a carta, que vem abaixo.)
Carta de um consumidor ao laboratório:
Amigos!! Ao abrir uma embalagem de Nutry, achei estranho o aspecto da barrinha de cereais. Em princípio não acreditei, mas notei pequenos pontos brancos tanto no produto como na embalagem (internamente). Não consegui identificar o que podia ser, mas o aspecto não é bom. Parece ovo ou fezes de algum inseto.O mais estranho era que a embalagem não estava violada e o prazo de validade ainda estava vigente (até 01/2007 - Lote 31 13:36 1). O problema é que esse tipo de produto é consumido por todos, inclusive por crianças, que não estão atentas a esses detalhes e podem acabar consumindo produtos assim. Confesso também que quando abria uma barra de cereais (principalmente da Nutrimental - por ser uma empresa 'em princípio' séria e líder de mercado nesse ramo) não costumava conferir o conteúdo, ia logo comendo, pois confiava na empresa. Depois do que observei, terei o maior prazer em indicar outros produtos para amigos/clientes/pacientes, menos o Nutry.
Estarei encaminhando também um e-mail à empresa solicitando esclarecimentos.
No caso de alguém identificar o que possa ser essa coisa favor me informar.
Seguem fotos do produto!!! Ajudem a divulgar.
Resposta de um Especialista do Instituto biológico.
O nome correto é Ephestia cautella. E não são ovos e sim fezes de lagartas. Os ovos são microscópicos! Normalmente essas traças ovipositam diretamente nas falhas das embalagens e aí então as lagartas (larvas) desta pequena mariposa (traça) penetram e infestam o produto. Consomem as frutas secas e os cereais. Podem também atacar cereais matinais, formando 'teias' no interior das embalagens plásticas. Geralmente as barras de cereais ficam acondicionadas em distribuidores, supermercados, etc., e estão sujeitas a uma série de pragas de produtos armazenados. Provavelmente esta ou outra praga não tenha infestado o produto na fábrica, pois o processo de fabricação (temperaturas elevadas) não permitiria tal fato. O mais certo é que a infestação tenha ocorrido diretamente no distribuidor. Recebo inúmeras consultas semanalmente sobre este assunto no meu laboratório de entomologia, o qual sou pesquisador científico. Caso tenham dúvidas enviem amostras ao Instituto Biológico ( triagem vegetal )
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 - Vila Mariana São Paulo - SP / CEP 04014-002
Também poderão adquirir no Instituto o boletim técnico de minha autoria e de autoria de colegas: 'Pragas dos grãos e produtos armazenados' lançado na semana passada. Neste boletim vcs encontrarão maiores informações sobre esta e outras pragas de grãos.
Paulo Fábio A. Gomes
Plants & Equipments - Sugar and Ethanol Division
PODE COMENTA AI MESMO SÔ




Nenhum comentário: