EXERCÍCIOS FÍSICOS - Quando muito pesados, podem causar disfunção hormonal e interferir na ovulação.
RELAÇÕES SEXUAIS - Mantê-las três vezes por semana, em dias alternados, melhora a qualidade e a quantidade dos espermatozóides.
DIETA - Deve ser rica em vitaminas, ferro, zinco e ácido fólico. Essas substâncias têm efeito positivo na fertilidade - o zinco, por exemplo, pode aumentar a quantidade de espermatozóides - e na prevenção de abortos.
PESO - Controle-o. Peso de mais ou de menos causa problemas hormonais e afecta a fertilidade. LUBRIFICANTES - Evite usá-los. São tóxicos para os espermatozóides.
MEDICAMENTOS - Anabolizantes, antibióticos e certas soluções contra a acne prejudicam a fertilidade. Evite carregar nas tintas Para que tingir os cabelos na gravidez? Cientistas discutem a possível relação entre abortos espontâneos e certas substâncias contidas em tinturas de cabelo. Por via das dúvidas, os médicos recomendam que, pelo menos nos três primeiros meses de gravidez, se evite o uso de tinturas, sejam permanentes ou não. Passado esse período, muitos liberam os tonalizantes e a hena, cujos corantes são eliminados após poucas lavagens. Em todo caso, a grávida deve ouvir a opinião do médico. Em algumas mulheres, os cabelos ficam gordurosos durante a gravidez. Em outras, ressecados. Mas todos continuam saudáveis. "Depois do parto, o corpo ainda passa por nova fase de adaptação hormonal, o que também favorece a queda de cabelos, mas isso é inevitável", diz a médica Ida Duarte, co-autora do capítulo Cosméticos e Gravidez do livro A Grávida (editora Atheneu).
5 DICAS PARA ENGRAVIDAR:
Após duas ou três tentativas sem sucesso, algumas mulheres acham que não irão conseguir engravidar e acabam por desistir. Se você é uma delas, não desanime e continue tentando. Abaixo estão seis dicas super importantes e que podem ajudar um casal a engravidar. Se, mesmo após seguir essas indicações, não conseguir ficar grávida após um ano de tentativas, é necessário procurar assistência médica especializada.
1 - As relações devem ser feitas durante o período fértil e em dias alternados, ou seja, um dia sim e outro não. O período fértil da maioria das mulheres é entre o 12º e 15º dia do ciclo menstrual
2 - As relações devem ser feitas, de preferência, no momento em que a temperatura corporal da mulher estiver mais alta. Para descobrir isso, deve-se verificá-la sempre nos mesmos horários, usando um termómetro.
3 - A mulher deve evitar o uso de cremes vaginais durante o período fértil, pois isso dificulta a locomoção dos espermatozóides.
4 - Se a mulher deixar o seu marido muito excitado antes da relação, fará com que ele ejacule com maior intensidade, aumentando assim, o volume de esperma.
5 - A mulher deve procurar não fazer limpeza vaginal e nem urinar logo após o ato sexual, pois isso diminui a quantidade de espermatozóides em sua vagina. http://megabebes.pt/artemis/artemis.asp
Ser goiano
Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.
Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.
O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.
Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.
Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.
O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.
Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.
O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.
O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.
Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.
Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.
Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.
(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)
sábado, 30 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário