Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


terça-feira, 19 de maio de 2009

Criam um spray contra a ejaculação precoce

==========================
homaiada seus problema acabaram
=================
aquela velha frase aaaaaaaaaaa ja cabo pode estar com os dias contados pra alegria da muiezada vem ai um isprei pra almenta as bombada peeeeesa num trem que vai se bão nossinhora.
==========================
Se algumas amiguinhas te consideram o gatilho mais rápido do beco onde mora ou sua namorada lhe apelidou carinhosamente de Pepe Legal, seus problemas podem estar com os dias contados.

Uma equipe internacional de urologistas provou com sucesso sobre 200 homens com problemas de ejaculação precoce um spray que, aplicado cinco minutos antes do ato sexual, atrasa em até seis vezes o momento do orgasmo, segundo um estudo publicado no British Journal of Urology.

O spray PSD502, desenvolvido no Royal Vitoria Hospital de Belfast, é composto de lidocaína e prilocaína, dois anestésicos de uso tópico, e poderia já ser comercializado dentro de dois anos.

Segundo o estudo feito em 31 centros clínicos do Reino Unido, República Checa, Hungria e Polônia durante um período de três meses em um grupo de 300 homens, 200 dos quais utilizaram o spray e outros 100 um placebo.

A média de idade dos pacientes era de 35 anos e a maioria tinha recorrido antes a outros tratamentos, sobretudo a antidepressivos orais.

O tempo decorrido de uma relação sexual aumentou de uma média de 30 segundos para 3 minutos e meio no grupo medicado e para 1 minuto no grupo tratado com um placebo.

A ejaculação precoce pode causar angústia e frustração em quem padece do problema, segundo o autor do estudo, o professor Wallace Dinsmore, do Royal Vitoria Hospital, que afirma que estudos anteriores indicam que pode afetar a 40% dos homens em algum momento de sua vida.

62% dos que utilizaram o spray qualificaram de "bom" ou "muito bom" seu orgasmo, em comparação com 20% antes do estudo.

Nenhum comentário: