Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


segunda-feira, 25 de maio de 2009

Como limpar a pele do rosto

O importante é considerar o tipo de pele para a escolha do produto adequado. O recomendável é lavar o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite. eu to nen ai pra pele de rosto isso e coisa de boiola.



---------------------------------------------------------------------------------------------------
Outra dica é procurar não lavar demasiadamente o rosto durante o dia para não agredi-lo e desequilibrar o pH da pele, tornando-a excessivamente oleosa. O uso do sabonete (líquido ou em barra) deve ser considerado para que o pH da pele não seja muito alterado.

Para uma pele normal a mista, a preferência é para um sabonete sem muita concentração de aditivos, sendo que o ideal é um que tonifique. Para a pele oleosa, é recomendado o uso de sabonete com substâncias mais secantes - como o própolis ou algo mais forte -, que possa ser usado como preventivo junto a um sabonete mais leve. Para a pele seca é interessante o uso de sabonetes mais nutritivos, mas que não sejam muito tensoativos (que façam muita espuma) e que hidratem mais.

A temperatura da água

Se, num primeiro momento, a água quente pode parecer confortável, no próximo ela pode ser um desastre para a pele porque vai estimular as glândulas a produzirem um excesso de óleo. Logo após o seu uso, a pele fica ressecada e, desidratada, busca estabilidade produzindo mais óleo.

Se a água for muito fria, ela provoca um choque térmico na pele, produzindo vasoconstrição, que pode provocar, em médio prazo, alterações róseas na estrutura da pele.

O ideal é sempre usar água na temperatura natural ou ligeiramente aquecida nos dias frios.

Como enxugar o rosto

Depois de lavado, o rosto nunca deve ser esfregado com toalha. A forte fricção da toalha na pele do rosto estimula as glândulas a produzirem uma quantidade excessiva de óleo.

Quando se tira a umidade da pele do rosto com uma forte fricção, a pele entende que está faltando hidratação e automaticamente produz oleosidade, além do suor.

O recomendável é apenas secar de leve - com um lenço de papel ou toalha - apenas encostando para que a água seja absorvida e dando toques leves até para estimular a circulação. Esses cuidados aumentam para os que possuem pele oleosa.

Como retirar a maquiagem

Podemos considerar a limpeza da maquiagem em duas etapas. Na primeira, a mulher deve usar dois demaquilantes. Um deles deve ser específico, mais suave e com maior potencial de óleo para a região dos olhos, área muito delicada. Para as outras áreas do rosto, ela pode usar qualquer tipo comum de demaquilante. Se ela quiser usar o da região dos olhos no rosto todo, não há problemas.

Naturalmente, o tipo de pele deve ser levado em consideração. Para a pele seca, recomenda-se um demaquilante mais oleoso. E para a pele oleosa, é bom o uso de um produto menos oleoso e mais leitoso, como uma loção.

Depois dessa etapa, lava-se o rosto com sabonete líquido, para então tonificar e hidratar, de preferência com um filtro solar. Duas regras fundamentais: "sabonete líquido sozinho não retira a maquiagem!". E "dormir de maquiagem, jamais!".

O uso semanal de um esfoliante, em sessões de cinco minutos, com leves movimentos circulares, também é muito bem vindo pela pele. O esfoliante também é recomendado para os homens.

Nenhum comentário: