Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


sexta-feira, 29 de maio de 2009

5 Dicas para não comprar as tentações

Quem nunca chegou do supermercado e pensou, mas por quê eu comprei tanta guloseima? Provavelmente essa pessoa foi fazer as compras direto do trabalho ou logo quando acordou. E o pior de tudo é que do momento que comprou só resta comer. Chega o fim do dia, bate aquela vontade de beliscar algo e batata! É só ir na fonte das guloseimas e escolher. Será que isso não é de propósito? Algo do inconsciente? Se sim ou se não, segue algumas dicas para contribuir a não cair em tentação na hora das compras:

1º) Nunca vá ao supermercado de barriga vazia. Quando estamos com fome sentimos muito desejo ao alimento quando vemos. Com certeza, esse impulso fará você comprar muitas coisas que não deveria.

2º) Faça uma lista dos ítens que você precisa comprar. Nessa lista já adicione alguma guloseima, mas apenas uma. De preferência as mais saudáveis ricas em fibras e em nutrientes. Nos supermercados tem otimas opções de alimentos gostosos e saudáveis, sem serem fritos, com ingredientes integrais e baixa concentração de açúcares.

3º) Cuidado com o marketing dos comerciais de televisão. Com imagens sedutoras eles aproveitam os melhores horários para despertar ao telespectador a vontade de comprar algum produto. Se você saliva só de pensar em algum alimento que está sendo anunciado na televisão coloque-o na sua lista de compras. Lógico que em pequena quantidade. Você irá saborear esse alimento em algum momento propício, sem desespero. O problema é você ficar com vontade e não comprar. Aí quando você tiver a oportubidade de comer irá querer tirar o atraso e comerá demais. Cuidado com isso. Aí sim irá atrapalhar o seu emagrecimento.

4º) Tente não passar pelas prateleiras dos doces e bolachas. Não boicote o seu tratamento. Lembre-se do seu objetivo. Mas isso não pode ser visto como castigo. Caso contrário é certo que em curto período de tempo você jogará a reeducação alimentar para o espaço.

5º) E para finalizar, o mais importante. Olhe para o seu corpo. Veja o resultado do seu esforço. Nem sempre ele está do jeito que você queria, mas se você está se esforçando em algum lugar do seu corpo terá uma mudança. Olhe seu pescoço, seu rosto, perna e barriga. Veja se sua roupa já está um pouco mais larga. Você motivado não sentirá vontade de estragar o que está dando certo. Agora caso você não perceba mudanças no seu corpo é bom analisar. Você realmente está fazendo uma grande parte do que foi proposto no seu tratamento? Veja com rigidez o seu papel. Lembre-se sempre que 90% do resultado depende do seu esforço. Caso você acha que está fazendo tudo certo e não está tendo resultado volte no seu médico e agende uma consulta com uma nutricionista.

Mas lembre-se sempre, a motivação será o seu grande aliado para não desistir do seu objetivo.

Nenhum comentário: