Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quinta-feira, 30 de abril de 2009

O que comer para dormir melhor?

============================================
ispia aí
========
pensa na situação, cê chega im casa a muié ta ka quela jantinha pronta ti isperano, cê senta na mesa comi qui nem um porco, vai sisti tilisão i peidá qui nem um truvão, adispois cê deita i ronca qui nem trato, tadinha da muié, ela num mereçe um trêm desse não sô.... pra vitá esses trêm, da uma oiadinha que qui cê tem qui fazê pra muié num padecê.
=====================================
Alguns casos de insônia são muitas vezes atribuídos a um distúrbio de natureza alimentar. As pessoas atribuem a dificuldade de não ter um sono reparador devido a distúrbios digestivos orgânicos "ou seja" doenças do aparelho digestivo que evidentemente pioram com uma alimentação inadequada.

Já vimos nesses comentários que quem tem refluxo gástrico tem uma queimação no peito, que piora com certas comidas picantes e muito gordurosas antes de dormir.

A pergunta básica é a alimentação ou a doença que causou a insônia, nesse caso. Muito difícil de definir, provavelmente as duas causas em conjunto. Muitas comidas( doces), refrigerantes, sucos causam fermentações intestinais que resultam em gases intestinais, que quando a pessoa deita, apertam a área cardíaca e dão pautações, que causam insônia.

Provavelmente não foi simplesmente a comida do ultimo jantar que causou o aparecimento dos gases, mas esse vilão é o mais recente. Gases intestinais são resultantes de uma longa serie de dias de alimentação inadequada.

Deve ser tratado com medicação e dieta
Evite jantar tarde, pois a digestão causa sobrecarga no organismo. Também não se deixe tentar pelos alimentos gordurosos ou picantes e aqueles que já sabem que provocam uma pletora( sensação de estufamento) estomacal.

Em relação às bebidas alguns cuidados podem ser observado, não bebe café, chocolate ou qualquer outra bebida estimulante à noite. A maioria das pessoas com problemas de insônia é geralmente sensível à cafeína. O Chá contem também uma substancia equivalente, chamada teobromina que para certas pessoas também é estimulante.

Abstenha-se de bebidas alcoólicas. Enquanto um drink pode causar temporariamente uma sensação de maior relaxamento e ate um pouco de sonolência, o álcool interfere com o ciclo de sono e pode fazer com que a pessoa adormeça rapidamente, mas acorde freqüentemente durante a noite ou tenha um ciclo mais superficial.

Alguns casos de insônia são de natureza alimentar, como, por exemplo, uma deficiência de ácido fólico, da família da vitamina B. Nesse caso, escolha uma dieta rica em vegetais, legumes e cereais. O magnésio, o zinco, o cobre, o cálcio e o ferro são importantes na duração e na qualidade do seu sono. Também prefira comidas ricas em L-tripofano, um aminoácido encontrado no leite, ovos, atum, queijo, galinha e peru.


PROFESSOR DR. JOSÉ KNOPLICH
Reumatologista, Doutor em Saúde Pública
pela Universidade de São Paulo, autor de vários livros,
dentre os quais o "Viva Bem com a Coluna que Você Tem", na 31ª edição com 190 mil livros vendidos.
http://knoplich.sites.uol.com.br/
viu aí ne tão difici não sô
PODI COMENTA AI MESMO SÔ




Nenhum comentário: