Ser goiano

Ser goiano é carregar uma tristeza telúrica num coração aberto de sorrisos. É ser dócil e falante, impetuoso e tímido. É dar uma galinha para não entrar na briga e um nelore para sair dela. É amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. É ter latifúndio e viver simplório, comer pequi, guariroba, galinhada e feijoada, e não estar nem aí para os pratos de fora.

Ser goiano é saber perder um pedaço de terras para Minas, mas não perder o direito de dizer também uai, este negócio, este trem, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação.

O goiano da gema vive na cidade com um carro-de-boi cantando na memória. Acredita na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em abobrinha e quiabo. Lê poemas de Cora Coralina e sente-se na eterna juventude.

Ser goiano é saber cantar música caipira e conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar no sertão como um ser tão próximo, tão dentro da alma. É carregar um eterno monjolo no coração e ouvir um berrante tocando longe, bem perto do sentimento.

Ser goiano é possuir um roçado e sentir-se um plantador de soja, tal o amor à terra que lhe acaricia os pés. É dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou uma rasteira.

O goiano de pé-rachado não despreza uma pamonhada e teima em dizer ei, trem bão, ao ver a felicidade passar na janela, e exclama viche, quando se assusta com a presença dela.

Ser goiano é botar os pés uma botina ringideira e dirigir tratores pelas ruas da cidade. É beber caipirinha no tira-gosto da tarde, com a cerveja na eterna saideira. É fabricar rapadura, Ter um passopreto nos olhos e um santo por devoção.

O goiano histórico sabe que o Araguaia não passa de um "corgo", tal a familiaridade com os rios. Vive em palacetes e se exila nos botecos da esquina. Chupa jabuticaba, come bolo de arroz e toma licor de jenipapo. É machista, mas deixa que a mulher tome conta da casa.

O bom goiano aceita a divisão do Estado, por entender que a alma goiana permanece eterna na saga do Tocantins.

Ser goiano é saber fundar cidades. É pisar no Universo sem tirar os pés deste chão parado. É cultivar a goianidade como herança maior. É ser justo, honesto, religioso e amante da liberdade.

Brasilia em terras goianas é gesto de doação, é patriotismo. Simboliza poder. Mas o goiano não sai por aí contando vantagem.

Ser goiano é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre o queijo e o beijo, a solução goiana é uma rima.

(José Mendonça Teles. Crônicas de Goiânia. Goiânia: Kelps, 1998)


quarta-feira, 22 de abril de 2009

isso e pro ce intende cume qui funciona a velocidade da net


Qualquer pessoa que usa a internet constantemente já deve ter uma noção de como é realizada a medição da taxa de velocidade da internet, mas ainda assim muitas pessoas que a usam não sabem como a velocidade da internet é diferenciada, o que causa muitas dores de cabeça para os usuários de internet.
Uma coisa que devemos ter em mente é que quando se trata de velocidade de internet geralmente é usada à medição em “kbps”, ou seja, “kilobits per second” (kilobits por segundo) e isso é facilmente verificado na velocidade da Internet Discada que não passa de apenas 56kbps.
Muitos usuários de Internet Discada se confundem e ficam irritados quando vão realizar o download de um arquivo e percebem que no marcador da velocidade da internet, seja ele do gerenciador de downloads ou simplesmente da medição do sistema, não passa da marca de 5,6KB´s de velocidade da internet deixando-os confusos, pois acreditam que se a velocidade da Internet Discada é 56kbps, por que então na hora do download a velocidade marcada malmente passa de 5,6KB´s? Outros possuem Internet Banda Larga de alta velocidade e também se confundem, pois no caso dos usuários que possuem a velocidade de internet de 400kbps se perguntam o porquê quando vão realizar o download de um arquivo a velocidade da internet mostrada no medidor é de apenas 40KB´s? Já outros ainda vão ao extremo, pois possuem internet com velocidade de 2MB e não sabem o porquê a velocidade da internet mostrada geralmente não passa de 225KB´s, achando que a velocidade da internet mostrada deveria ser de 2MB´s.
Isso é facilmente explicado e o erro está no usuário e não na prestadora do serviço ou fornecedora da internet. Veja bem, quando você contrata uma velocidade de internet, vamos usar como exemplo 256kbps, você está contratando a velocidade de internet em “kbps”, mas quando você realiza o download de um arquivo, em qualquer mostrador de velocidade de internet, seja ele do gerenciador de downloads ou do sistema, ela geralmente é medida em KB´s, ou seja, “kilobytes per second” (kilobytes por segundo).
O que você deve saber é que “kbps” não é o mesmo que “KB´s” e que quando você contrata uma velocidade de internet ela é contratada em “kbps”, mas quando você baixa um arquivo a velocidade da internet mostrada é em “KB´s”.
Para que você possa descobrir a velocidade máxima de download da banda da sua internet contratada, você deve simplesmente dividir a velocidade da internet contratada em “kbps” por 8 e a resposta será a velocidade de internet real em “KB´s”.
Para você verificar de uma forma realmente explícita, veja o caso da Internet Discada em que a velocidade máxima da internet é de 56kbps, mas se você for dividir 56kbps por 8, você terá como resposta 5,6KB´s, ou seja, a velocidade máxima de download em “KB´s” da Internet Discada.
Caso você possua Internet Banda Larga de 256kbps, sua velocidade máxima de download será de 32KB´s e o mesmo acontece com qualquer velocidade de internet. Para que você possa descobrir a sua velocidade real de download você deve dividir por 8 a velocidade da internet contratada, que você não terá mais problemas de confusão na hora da medição.
No caso da Internet Banda Larga com velocidades acima de 1MB o esquema é o mesmo, pois 1MB equivale a 1000kbps, 2MB equivale a 2000kbps, 4MB equivale a 4000kbps e assim por diante. Se você possui internet com a velocidade de 2MB, sua velocidade máxima de download será de 250KB´s, pois 2000kbps divididos por 8 é igual a 250KB´s.
Um exemplo para os mais extremistas, caso você quisesse ter uma velocidade de download de 2MB´s, seria necessário você possuir uma velocidade de internet contratada de 2GB, coisa que não existe nem aqui e nem no Japão, pois não há tecnologia suficiente para isso, pelo menos para residências ou pessoas físicas.
Então antes de você alegar que você está levando calote da sua operadora fornecedora de internet ou que você não está recebendo a velocidade máxima real de download, realize a divisão da taxa da sua banda de internet contratada por 8 que você terá a sua velocidade de internet máxima real de taxa de transmissão de dados para download.
Caso você não saiba a velocidade da sua internet e deseja descobrir, acesse o site do Provedor de Acesso à Internet –http://www.rjnet.com.br/index.php que terá um velocímetro para você testar a sua velocidade da internet contratada, ficar conhecendo a sua velocidade máxima de download e também descobrir qual é a velocidade da sua internet em “kbps”. Você pode acessar o site do http://www.rjnet.com.br/index.php

Nenhum comentário: